A Mutualista Covilhanense, através da Unidade Móvel de Saúde e de Apoio Social e Psicológico, vai começar a levar, uma vez por mês, médico de clínica geral às populações do Barco e Coutada. O primeiro dia de consultas está marcado para a manhã desta quinta-feira, 16 de março.
A iniciativa visa proporcionar aos residentes de ambas as localidades mais um meio de acesso a consultas médicas gratuitas para os beneficiários, “sempre numa ótica de complementaridade aos serviços públicos de saúde que existem na freguesia”, refere o presidente do Conselho de Administração, Nelson Silva, em comunicado.
Já para o presidente da União de Freguesias Barco e Coutada, Vítor Fernandes, esta “será uma mais-valia, na medida em que permitirá às pessoas terem acesso, de outra forma, a cuidados de saúde”. A aldeia do Barco tem médico do SNS duas vezes por semana e da Coutada uma, mas sempre com limite de número de consultas.
A atividade da Unidade Móvel de Saúde nestas freguesias começa já na quinta-feira, 16 de março. A partir das 10 horas vai estar em frente à sede da União de Freguesias, no Barco, seguindo depois para a Coutada, cerca das 11 horas, no Largo de Infante D. Henrique, junto à Igreja.
Com as duas freguesias na rota regular da Unidade Móvel de Saúde, a Mutualista Covilhanense passa, assim, a servir 13 localidades do concelho da Covilhã. Trigais, Aldeia de São Francisco de Assis, Barroca Grande, São Jorge da Beira, Minas da Panasqueira, Cambões, Vale da Cerdeira, Casal de Santa Teresinha, Pereiro, Sarzedo, Verdelhos e agora também no Barco e na Coutada.