De forma a responder às novas tendências do marketing internacional e à evolução dos processos de venda para canais digitais, a InovCluster tem agora um serviço que apoia as pequenas e médias empresas a criar as suas próprias lojas online. Mais uma forma de intensificar e acelerar a presença digital da fileira agroalimentar nacional.
A iniciativa resulta do Projeto Conjunto de Internacionalização 2021 – 2023 promovido pela InovCluster, que apoia a internacionalização das pequenas e médias empresas com ferramentas e canais digitais, como as lojas online, a adesão a marketplaces e marketing digital para colocar os seus produtos nos mercados.
De acordo com a Associação do Cluster Agro-Industrial do Centro, foi a “reduzida digitalização de processos organizacionais e de marketing” das empresas que levou a Inov a encontrar forma de apoiar as pme’s a posicionarem-se de forma eficaz nos canais online para a venda internacional, através de ações de capacitação e do apoio à criação de lojas online multilingues para a fileira agroalimentar.
O uso de canais de venda online, especialmente de produtos de maior valor acrescentado, tem vindo a evidenciar um crescimento acentuado na última década, sendo esta uma tendência irreversível na atual economia e sociedade.
Assim, a InovCluster apoia o investimento das pequenas e médias empresas nacionais que queiram aderir aos canais digitais de forma a melhorar a presença e a visibilidade do setor neste canal de venda e de promoção dos produtos. O investimento na criação de lojas online vocacionadas para a venda internacional, refere a associação “é uma oportunidade de criar um novo canal, disponível em permanência e com baixos custos logísticos associados”.