A deputada do PSD eleita pelo distrito de Castelo Branco na assembleia da república considera que o governo “faltou ao respeito” aos municípios da Sertã e Vila de Rei por ter procedido à mudança dos dois concelhos da comunidade intermunicipal do Médio Tejo para a da Beira Baixa “sem qualquer consulta aos órgãos eleitos e às suas populações”.
Numa audição à ministra da coesão territorial, Cláudia André sublinha que essa alteração foi concretizada em Janeiro, ao abrigo da alteração do regime jurídico das autarquias locais e questionou Ana Abrunhosa sobre qual a data prevista pelo governo para a publicação da norma interadministrativa “tanto para a transferência dos fundos comunitários do actual quadro mas também dos projectos para o 2020/30 entre as comunidades intermunicipais, no que diz respeito aos concelhos de Vila de Rei e Sertã”.
Já em audição ao ministro das infraestruturas, Cláudia André voltou a questionar o governo sobre a necessidade de requalificação do troço da estrada nacional 238 entre Cernache do Bonjardim e Ferreira do Zêzere. A deputada do PSD afirma que é necessário reestruturar a via e não “fazerem-se remendos que apenas são pequenas migalhas que não servem as necessidades nem das pessoas nem das empresas”.
A eleita social democrata defende uma reestruturação do plano que está pensado para a EN 238, questionando o governo se “vai ou não cabimentar mais verba para este projeto, de forma a permitir que este traçado não seja um traçado de remendos, mas que efectivamente sirva os portugueses que vivem no interior de Portugal”.