A associação de desenvolvimento rural RUDE promove, esta quarta e quinta-feira um conjunto de três sessões de esclarecimento relacionadas com a apresentação de quatro medidas de apoio destinadas a apoiar a produção agrícola e outras actividades dentro das explorações. O prazo de apresentação de candidaturas está aberto até dia 28 de Abril.
A primeira medida é direccionada para pequenos investimentos na exploração agrícola e pretende apoiar projectos até um máximo de 50 mil euros que promovam a melhoria das condições de vida, de trabalho, de produção dos agricultores e que contribuam para o processo de modernização e de capacitação das empresas do sector agrícola.
A segunda refere-se a pequenos investimentos na transformação e comercialização de produtos agrícolas e estão direccionadas para apoiar pequenos investimentos de criação ou modernização de unidades de transformação e comercialização de produtos agrícolas que envolvam até um máximo de 200 mil euros de investimento.
Entre as medidas está também previsto o apoio à diversificação de actividades na exploração agrícola pretende estimular o desenvolvimento de actividades que não sejam de produção, transformação ou comercialização de produtos agrícolas, criando novas fontes de rendimento e de emprego.
A renovação de aldeias é outra das medidas com apoios previstos e que pretende promover o desenvolvimento de iniciativas de preservação, conservação, valorização dos elementos patrimoniais locais, paisagísticos e ambientais, bem como dos elementos que constituem o património imaterial de natureza cultural e social dos territórios bem como a criação ou melhoria de infraestruturas de colectividades locais, onde as populações possam desenvolver actividades culturais ou desportivas, assim como actividades de empreendedorismo social de base comunitária.
Os apoios fazem parte do programa de desenvolvimento rural 2020 e, de acordo com a associação “constituem a última oportunidade no actual período de programação”. A dotação global é de 650 mil euros.
As sessões de esclarecimento arrancam esta quarta-feira a partir das 14:00 no edifício da câmara municipal de Belmonte. Pelas 17:00 decorre uma segunda sessão nas instalações do centro de inovação empresarial da Covilhã. A última iniciativa decorre na quinta-feira a partir das 10:00 no casino fundanense.