Entre os dias 21 e 22 de abril a CooLabora promove uma oficina sobre democracia participativa e extremismos. O tema vai ser abordado através da modalidade teatro-fórum, onde se pretende ensaiar ações concretas da vida social, produzir mudanças e transformações.
A iniciativa é dirigida a jovens entre os 18 e 30 anos que, de algum modo, estejam ligados ao associativismo ou à vida partidária. O desafio é explorar questões sobre a democracia e “movimentos emergentes que defendem uma mão mais pesada no destino da humanidade”. Questões que vão ser lançadas por um formador experiente na metodologia do teatro-fórum e na intervenção social.
O teatro-fórum é uma modalidade em que se constrói uma peça na qual se dramatiza uma situação da realidade marcada pelas relações de poder e de opressão e pretende ensaiar ações concretas, produzir mudanças e transformações na sociedade.
No final da formação, o grupo é desafiado a apresentar o resultado da oficina publicamente, numa sessão em que o público é chamado a interferir com as situações criadas.
As sessões decorrem durante a tarde dos dias 21 e 22 de abril na sede da CooLabora. As inscrições são gratuitas e estão abertas até dia 19 de abril através das redes sociais da associação.
A iniciativa faz parte do projeto Coolaboratório, financiado pela Fundação Calouste Gulbenkian e Bissaya Barreto, através dos EEA Grants.