Cerca de 160 alunos do primeiro ciclo do Fundão, Marinha Grande, Montemor-o-Novo e Vila Real de Santo António participaram, na manhã desta quinta-feira, 23 de maio, num cortejo pela cidade fundanense, recriando uma das mais importantes romarias do concelho. Foi o ponto alto do encontro anual do projeto “À Descoberta das 4 Cidades”, que decorreu ao longo de dois dias no Fundão.
Entre a Praça do Município e o Parque Verde, crianças, professores e auxiliares recriaram a romaria de Santa Luzia ao som dos pequenos bombos do Souto da Casa — num cortejo que ilustrou o tema que serviu de fio condutor ao trabalho desenvolvido ao longo do ano.
“Todas estas crianças estão a tratar o mesmo tema, que é as festas e as Romarias de cada uma das cidades. Nós demos aqui o pontapé de saída através da nossa Romaria da Santa Luzia, e até com os bombos, muito bem executados pelos meninos do Souto da Casa, portanto querem partilhar também connosco esta experiência”, explicou à RCB o coordenador do projeto Joaquim Gouveia.


O responsável destaca ainda que “esta renovação, em que aparece sempre um tema novo e que se faz de três em três anos, serve para que as crianças destas quatro cidades irmãs partilham exatamente este trabalho e construam coisas novas que não existem”.
Para Alcina Cerdeira, vereadora da educação, conhecer as festas de cada um destes territórios “é que promove o património que temos, é o conhecimento também do que cada um faz na sua cidade e depois a partilha”.
O cortejo culminou num espaço de convívio e partilha, com ateliers, jogos tradicionais, insufláveis e animações no Parque Verde. O encontro anual, que terminou esta sexta-feira, é uma das ações mais visíveis do projeto “À Descoberta das 4 Cidades”. Embora a educação seja a área que mais sistematicamente sustenta o projeto, há também vontade de alargar a cooperação para outras vertentes.
“Claro que todos pensamos sempre em alargar a outras áreas e estamos a fazer trabalho para, de facto, abraçarmos novas áreas que eram ligadas ao desporto, ao setor empresarial. Há de facto dinâmicas que as quatro cidades irmãs estão a desenvolver e que ao longo dos anos também temos trabalhado, mas esta é aquela que mantém de forma sistemática um conjunto de ações durante o ano todo”, explicou a vereadora.











O projeto “À Descoberta das 4 Cidades”, que envolve dinâmicas educativas entre os municípios geminados desde 1988, nasceu seis anos depois e, desde então, tem vindo a ser renovado com novos temas a cada três anos, promovendo o conhecimento mútuo, a valorização das tradições locais e a criação de laços entre as comunidades escolares das quatro cidades.
Veja aqui o registo em vídeo: https://www.facebook.com/reel/1046996920827310