O Cine-Teatro Avenida em Castelo Branco recebe, de 21 a 23 de maio, o Festival de Língua Portuguesa – A Língua Toda 2025. O evento, uma coprodução da Alma Azul e do Município de Castelo Branco, convida leitores a integrar a Comunidade de Leitores e dar vida a textos de autores como Daniel Filipe, Raduan Nassar e Adélia Prado.
É uma das novidades deste ano: a criação de uma “Comunidade de Leitores” para interpretar e dar voz a textos dos escritores lusófonos que vão estar em destaque. As inscrições estão abertas até dia 11 de maio, e qualquer leitor com mais de 16 anos pode participar enviando a sua candidatura para o email da Alma Azul.
De acordo com a produtora cultural, a criação desta comunidade tem como objetivo divulgar e celebrar a diversidade da Língua Portuguesa na sua máxima expressão literária, promovendo a inclusão de vozes de diferentes idades, géneros e nacionalidades, com a proposta de mostrar a dimensão universal da língua que une tantos países.
O festival inicia-se no dia 21, com uma leitura especial do longo poema “A Invenção do Amor”, de Daniel Filipe, o poeta cabo-verdiano que será homenageado no centenário do seu nascimento. A leitura terá início às 18 horas, na cerimónia de inauguração.
No segundo dia, 22 de maio, o público é conduzido à obra de Raduan Nassar, escritor brasileiro e Prémio Camões 2016, que deixou a literatura após a publicação de apenas três livros. Durante a leitura, é explorado o conto “Menina a Caminho”, em que o autor expõe as razões para abandonar a vida literária.
O festival “A Língua Toda” 2025 encerra no dia 23, com uma homenagem a Clarice Lispector. Às 21h30, é exibido o filme “A Paixão Segundo G. H.”, adaptação cinematográfica do romance homónimo de Clarice Lispector, dirigida por Luiz Fernando Carvalho.
No mesmo dia, a Comunidade de Leitores fará a leitura de uma seleção de poemas de Adélia Prado, poeta brasileira contemporânea e vencedora do Prémio Camões, celebrando ainda a sua carreira, já que em dezembro a autora completa 90 anos.
Além das leituras, o festival conta com outros momentos de reflexão literária, como uma homenagem a José Cardoso Pires. A entrada para todas as sessões, incluindo a projeção do filme, é gratuita.