O poeta albicastrense, licenciado em Antropologia, colabora há quatro décadas na imprensa, onde escreve sobre livro. É autor de uma vasta obra de livros de poesia, de que são exemplos, “Os Primeiros Anos”, “Profecia”, “Epopeia”, “Antes do Mundo” ou “Oratórias”. Mas também de ficção como “A Sombra do Vento” ou “Brama”. Escreveu ainda para Teatro, “Trakhoma-Farol” (Cena Actual,1996), o Álbum “Aeroporto de Lisboa” e o Ensaio “Dar a Ler”.
Em 1985 José Guardado Moreira recebeu o Prémio de Teatro da APE/Rádio Comercial.
O seu mais recente livro, “A Luz Antiga” tem a chancela da Editora Licorne e o apoio da Associação do Foral de Pedro Alvito, tendo a capa sido desenhada pelo arquiteto, cenógrafo e pintor José Manuel Castanheira.
A sessão de apresentação do livro “A Luz Antiga” contará com a presença do autor, do Provedor da Santa Casa da Misericórdia de Castelo Branco, José Augusto Alves, do Presidente da Associação do Foral de Pedro Alvito, Celso Reis, e do Vice-Provedor da Santa Casa da Misericórdia do Fundão, Miguel Nascimento.
A Associação do Foral de Pedro Alvito é uma entidade filantrópica e humanista criada em 14 de maio de 2004 em Castelo Branco que tem por objetivos “fomentar, desenvolver e divulgar o apoio social e a solidariedade como valor de civilização e cidadania, assim como, promover a reflexão e o debate de ideias e temas sociais, económicos, políticos e culturais, com interesse para o desenvolvimento da Beira Baixa.”