O serviço municipal de protecção civil da Covilhã vai desenvolver, no próximo dia 5 de Novembro, o exercício nacional “A Terra Treme” na escola básica EB2/3 do Paúl. A iniciativa capacitar a população para saber como agir antes, durante e depois de um sismo.
Em comunicado, a autarquia refere que esta acção pretende “sensibilizar os cidadãos para o facto de viverem numa sociedade de risco e desafiando-os a envolverem-se no processo de construção de comunidades mais seguras e resilientes a catástrofes”. Para além do exercício nacional, a iniciativa prevê ainda a evacuação da escola de acordo com o plano de segurança interna e contempla uma mostra de meios dos vários agentes de protecção civil como a GNR, a PSP, bombeiros voluntários e autoridade nacional de emergência e protecção civil.
O exercício compreende a prática de três gestos simples (Baixar, Proteger e Aguardar) que podem fazer a diferença a quem os praticar perante a ocorrência de um sismo. Tem a duração de um minuto, durante o qual os participantes, individualmente ou em grupo são convidados a executá-los.