O docente aposentado da faculdade de artes e letras da universidade da Beira Interior vai proferir a sua última aula com o tema “A adversidade do mundo e a ética”. A cerimónia académica vai decorrer no próximo dia 23 de Outubro, a partir das 17h00, no anfiteatro da parada.
Nascido em Lisboa em 1952, José Manuel Santos partiu para Paris, em 1972, onde concluiu a sua licenciatura e mestrado. Doutorou-se na universidade de Paris I “Panthéon-Sorbonne” em 1982 com uma tese sobre as “investigações lógicas”, de Husserl.
Foi residir para a Alemanha em 1980, para preparar o seu doutoramento na universidade de Colónia e concluiu o seu pós-doutoramento, na universidade de Wuppertal. Nesta última iniciou a sua actividade docente como professor de filosofia.
Regressou a Portugal em 1994 e desde esse ano até à sua aposentação, em 2019, desenvolveu a sua actividade docente e de investigação na UBI, onde foi professor associado, leccionando filosofia contemporânea, em particular fenomenologia, ética e pensamento político, a cursos de diversas áreas.
Enquanto investigador, criou na UBI, em 2003, o instituto de filosofia prática que coordenador até 2015. Foi ainda impulsionador da criação do primeiro curso de licenciatura de filosofia na universidade da Beira Interior. Em 2002, fundou, juntamente com João Paisana e Pedro Alves, a associação portuguesa de filosofia fenomenológica.
A cerimónia contará ainda com o lançamento da obra “Filosofia Prática: Homenagem a José Manuel Santos”, editada pela “Documenta”. Neste volume de homenagem, reúnem-se vinte e sete textos de personalidades que cruzaram as suas biografias intelectuais com a de José Manuel Santos como colegas, alunos ou orientandos.