Os incêndios múltiplos que assolam Portugal há mais de 48 horas na região Norte e Centro têm estado a causa enormes constrangimentos de circulação, principalmente no que diz respeito à A25. Autoridades desaconselham viagens que não sejam estritamente necessárias e esta tarde a situação complicou-se.
Tanto na sua zona mais a norte entre Albergaria-a-Velha e o Reigoso, perto de Viseu, em que os incêndios do distrito de Aveiro não têm dado descanso e vão-se prolongando e ganhando escala e severidade, como também mais a sul na zona de Mangualde, muitos têm sido os cortes na A25. Só na tarde desta terça-feira, dia 17 de setembro, o troço Chãs Tavares-Mangualde esteve várias vezes impedido nos dois sentidos, obrigando a desvios pelas estradas nacionais e até a bloqueios completos que deixou os condutores por várias horas encostados para poderem prosseguir.
Os incêndios que têm estado ativos desde a noite de segunda-feira, tanto em Penalva do Castelo, como em Nelas e Mangualde, têm se aproximado recorrentemente da A25 e muitas vezes as chamas chegaram a estar na berma da auto-estrada, chegando até a ter a capacidade de através de projeções passar a via de um lado ao outro e ter indignações nas duas bermas em simultâneo.
As autoridades rodoviárias aconselham a população, nomeadamente a população da região da Beira Interior a evitar viagens que não sejam completamente necessárias para a zona Norte e que tenham de utilizar este tipo de vias, principalmente a A25.
Veja como está a situação num vídeo gravado ao final da tarde de hoje no troço Mangualde-Chãs Tavares com as chamas muito perto da via.