A Associação Académica da Universidade da Beira Interior (AAUBI) anunciou o lançamento da Bolsa Social de Apoio Psicológico, um novo projeto para proporcionar à comunidade académica da UBI o acesso a apoio psicológico especializado a preços reduzidos.
De acordo com a AAUBI, o projeto surge em resposta a um crescente problema de saúde mental entre os jovens universitários. Estudos recentes mostram que 48% dos estudantes universitários em Portugal apresentam sintomatologia grave do foro psicológico, como depressão, ansiedade ou perda de controlo (Ryse e ANEP, 2023), 23% tomam medicação para combater problemas psíquicos, dos quais 50% não teve acompanhamento por um profissional.
Estes estudantes apontam como principais razões para a falta de acompanhamento: o custo, a tempo de espera demorado e a regularidade de consultas comprometida pela escassez de recursos humanos.
Face ao “quadro alarmante”, a AAUBI reconhece a necessidade de promover “um ambiente académico seguro, saudável e estável, onde o bem estar psicológico seja uma prioridade”.
Segundo a associação, a Bolsa Social de Apoio Psicológico conta, para já, com a colaboração de 16 especialistas qualificados, distribuídos por gabinetes parceiros, prontos a oferecer acompanhamento psicológico a preços acessíveis para os estudantes que o necessitem.
A preservação da identidade dos estudantes é uma prioridade neste serviço. “Todo o processo de marcação e acompanhamento é feito diretamente entre o estudante e a clínica de sua escolha, garantindo que apenas estes têm acesso a qualquer informação pessoal ou clínica e que a atividade decorre com total sigilo”; assegura a AAUBI.
A AAUBI convida todos os estudantes a conhecerem esta iniciativa inovadora, que visa promover uma resposta eficaz aos desafios da saúde mental no contexto académico, assegurando que ninguém fique sem apoio.
A Bolsa Social de Apoio Psicológico é compatível com a utilização do Cheque Psicólogo, anunciado pelo Governo, o que permite aos estudantes elegíveis usufruir de 12 consultas gratuitas.