Com a entrega de uma dezena de medalhas aos atletas que mais se distinguiram na última época desportiva a AAUBI realizou, no final da última semana, mais uma gala do desporto. Uma cerimónia onde o presidente da associação académica afirmou que o organismo quer melhorar as condições desportiva para os estudantes-atletas “com o intuito de manter a trajectória de sucesso que tem caracterizado o desporto universitário na UBI”.
João Nunes sublinha que ao longo da última época a UBI alcançou 35 medalhas desportivas; 7 de ouro, 14 de prata e 14 de bronze, e onde “as equipas universitárias se destacaram não só nas competições nacionais, mas também marcaram presença em torneios europeus, nomeadamente na modalidade de kickboxing”.
Nesta edição da gala, a AAUBI distinguiu os seguintes atletas e modalidades:
Atleta feminina em modalidade individual – Patrícia Alminhas
Atleta masculino em modalidade individual – João Sol
Atleta feminina em modalidade colectiva – Patrícia Quelhas
Atleta masculino em modalidade individual – Nuno Gomes
Treinador do ano – Amílcar Pinto
Modalidade individual – Atletismo
Modalidade colectiva – Andebol masculino
Prémio “Percurso Desportivo” – Carolina Ribeiro
Prémio “UBI pelo mundo” – Gabriel Mendes
A AAUBI distinguiu ainda, a título póstumo, Romeu Conceição. Antigo aluno de engenharia informática, ex dirigente associativo a antigo capitão da equipa de andebol “deixou uma marca indelével na história do desporto universitário na UBI”. Falecido em Julho deste ano, a associação académica pretendeu “recordar o seu legado não apenas como atleta e dirigente mas como um exemplo de dedicação e espírito académico que vai ficar para sempre gravado na comunidade” refere em comunicado.
Uma cerimónia onde foi ainda anunciada a realização de melhorias nas infraestruturas desportivas, como a renovação dos pavilhões da UBI. Uma intervenção essencial para a organização do campeonato da Europa de Andebol que vai decorrer em 2025.