O evento consagrou no passado 09 de outubro, o talento, mérito desportivo, empenho e dedicação dos estudantes-atletas e treinadores da Universidade da Beira Interior (UBI) e Associação Académica da Universidade da Beira Interior (AAUBI).
Em nota de imprensa enviada à RCB, a AAUBI começou por entregar diplomas de mérito a todos os atletas que obtiveram medalhas ao longo da última época, sendo que “nesta, conquistaram-se 2 medalhas de ouro, 3 de prata e 10 de bronze a nível nacional”. Lê-se.
Foram ainda distinguidos os atletas, equipas e treinadores que se destacaram na época desportiva 2024/2025, com prémios atribuídos em diversas categorias, as quais, passamos a enumerar, tal como, os seus respetivos vencedores:
“Atleta Feminino Individual do Ano – Vencedora: Mafalda Teixeira (Modalidade: Kickboxing).
Atleta Masculino Individual do Ano – Vencedor: Daniel Paiva (Modalidade: Kickboxing).
Atleta Feminino Coletivo do Ano – Vencedora: Matilde Sousa (Modalidade: Andebol).
Atleta Masculino Coletivo do Ano – Vencedor: Tiago Andrade (Modalidade: Voleibol).
Atleta Revelação do Ano – Vencedor: David Barja (Modalidade: Kickboxing).
Modalidade Individual do Ano – Vencedor: Kickboxing.
Modalidade Coletiva do Ano – Vencedor: Voleibol Feminino.
Melhor Treinador do Ano – Vencedor: Amílcar Pinto (Modalidade: Kickboxing).
Prémio Percurso Desportivo – Vencedor: Bruno Ávila (Modalidade: Atletismo)”.
A missiva refere ainda que “houve ainda a entrega de uma lembrança à Treinadora Mafalda Pinto, da Natação, que por motivos profissionais já não consegue continuar a defender as cores ubianas e uma lembrança, como forma de agradecimento também, à atleta Mafalda Teixeira da Modalidade de Kickboxing que obteve um honroso 3o lugar nos Campeonatos Europeus Universitários de Combate que decorreram na cidade de Varsóvia na Polónia, naquela que foi a primeira medalha internacional para a AAUBI na modalidade de Kickboxing”.
Na cerimónia, realizada no Anfiteatro das Sessões Solenes da UBI (Pólo 1), deu-se ainda destaque à organização e participação no Campeonato Europeu Universitário de Andebol que decorreu na “cidade neve” de 22 e 28 de julho deste ano.
Foram entregues também lembranças, como agradecimento, a três ex-dirigentes da AAUBI que integraram a Comissão Organizadora: Secretário-Geral, Pedro Bernardo, Secretário-Geral Adjunto, Gil Marques e Secretária da Comissão, Camila Dias.
“A cerimónia contou com a presença do Secretário de Estado da Juventude e Desporto, Pedro Dias, da Magnífica Reitora da UBI, Ana Paula Duarte, da Câmara Municipal da Covilhã na pessoa de Telma Madaleno, do Administrador da Federação Académica do Desporto Universitário, Francisco Garcia e, com muitas outras personalidades, não só da UBI, mas de diversas instituições e parceiros da nossa região”. Conclui a nota de imprensa.
No final da Gala Universitária, recordou-se que, em 2027, a cidade da Covilhã, através da AAUBI/UBI, vai receber, o Campeonato Europeu Universitário de Ténis de Mesa.














