A câmara municipal da Covilhã garante que está assegurado o abastecimento de água com qualidade às populações na sequência de um deslizamento de inertes de uma escombreira das Minas da Panasqueira para a ribeira de Cebola.
Em comunicado, o município refere que “por prevenção, foi de imediato suspensa a captação de água naquele afluente”. Em simultâneo procedeu-se à recolha de amostras para análises à qualidade da água, sendo que “os primeiros resultados não apontam para a existência de contaminação”. Apesar disso o município garante que “vai ser mantida a realização de análises e monitorização ao longo dos próximos tempos”.
Nesta nota, o município da Covilhã, a ADC e a ICOVI garantem que o abastecimento de água potável às populações está assegurado” acrescentando que “em caso de necessidade, o fornecimento de água de qualidade será feito com recurso a um camião cisterna que abastecerá os reservatórios de distribuição”.
A autarquia sublinha que, se existir essa necessidade “a operação vai ser levada a cabo com o apoio dos bombeiros voluntários da Covilhã”, esperando que a situação “fique totalmente resolvida no mais curto espaço de tempo” mas deixando um apelo a todos “para que mantenham um uso racional da água”.
O município da Covilhã garante que vai continuar a acompanhar a situação e “tomar todas as medidas que se afigurem necessárias para assegurar que se procede à reparação e contenção dos danos, bem como à redução dos impactos, de modo a proteger e salvaguardar as populações”.
Em relação ao caminho municipal 513 entre Vale da Cerdeira e Casal de Santa Teresinha já se encontra parcialmente aberto, com circulação alternada em apenas um sentido e está interdita a veículos pesados.













