Tal como avançamos esta semana, a um mês da realização de eleições, biénio 2024-26, na Associação de Basquetebol de Castelo Branco (sede na Covilhã), a direção liderada por João Paulo Repolho está demissionária, tal como acontece com João Vieira, director técnico regional da ABCB.
A notícia foi dada através de comunicados. Entretanto, esta quinta-feira, em declarações à RCB, o dirigente, para além de confirmar a demissão, não explica razões publicamente e remete para a próxima segunda-feira aquilo que pretende fazer a curto/médio prazo. “Nós estávamos a um mês de terminar o nosso mandato de dois anos. Era já, minha intenção de não me candidatar novamente, estava já tudo combinado, uma vez que os clubes estavam avisados nesse sentido. Mas devido aos últimos acontecimentos e está escrito no comunicado que a associação fez, a direção da associação decidiu pedir a sua demissão, porque acha que não vale tudo relativamente àquilo que se pode dizer. As redes sociais são muito perigosas, diz-se tudo o que quer e nós e eu em particular, gostamos mais de tratar os assuntos e discuti-los directamente com as pessoas e não responder a ninguém através das redes sociais, quer para qualquer crítica ou elogio. Assim, a direção achou por bem que não estavam reunidas as condições para continuarmos e pedimos demissão, tal como fez o director técnico regional, João Vieira. Os motivos não são para dizer em meios de comunicação social, nem nas redes sociais. Portanto, nós estamos demissionários, e esperamos que o presidente da mesa da assembleia geral e os clubes resolvam a situação e façam tudo, para que apareça uma nova direção e que a próxima direção, faça como nós, tenha a mesma vontade de trazer alguma paz ao basquetebol distrital e é isso que eu desejo. Nós não conseguimos infelizmente fazer tudo o que o basquetebol precisa, não conseguimos trazer essa paz, fizemos todos os possíveis, mas não aconteceu assim. Que venham os próximos”. Afirma João Paulo Repolho. Quanto ao futuro, o que se segue então? “Não sei dizer. Vamos fazer uma reunião extraordinária de direção na próxima segunda-feira (dia 29 de janeiro), para que possamos ter tudo em linha, no que respeito, ao futuro da associação, continuidade das competições e treinos e presença das seleções na Festa Juvenil de Basquetebol, no Algarve, em abril. O mesmo já informamos o presidente da FPB e alguns clubes. Vamos reunir, até porque, a demissão de João Vieira, que eu compreendo perfeitamente as razões dele, é uma baixa muito importante para a ABCB e por isso, como não há ninguém nesta altura para o substituir, vamos ter que resolver também essa situação na reunião.” Acrescenta o responsável, que ainda diz que” não quero responder àquilo que o dirigente da ABA disse, apenas quero referir que as pessoas têm de ter muito cuidado com aquilo que escrevem nas redes sociais. Têm que saber distinguir o que é a crítica pessoal e a crítica da função”.
Por último, João Paulo Repolho deixa uma mensagem para todos. “Para os atletas, que continuem a trabalhar bem e a sonhar para conseguirem os seus objectivos de carreira na modalidade e que os clubes os incentivem a representar uma seleção. Para os dirigentes, que pensem muito bem, que esta é a segunda direção que se demite, após 2021, alguma coisa tem de estar mal e que reflitam muito e que vejam o que querem para o futuro do basquetebol do distrito relativamente ao são convívio que devem existir entre clubes e associações distritais e até mesmo federação. Não podem estar sempre de costas voltadas. Nós estaremos sempre ao lado dos clubes, independentemente daquilo que aconteceu, sempre e eles sabem bem disso”. Finaliza o presidente demissionário da AB Castelo Branco.
Recorde-se que o Unidos do Tortosendo, também em comunicado, apela à direção e DTR da ABCB, que se mantenham em funções até Albufeira (Festa Nacional do Basquetebol para seleções Sub 14 /Sub 16 M/F), evento marcado para as férias de Páscoa. Equipas que, entretanto, têm já treinos marcados para os dias 10, 11, 12, 13 e 14 de fevereiro (período de Carnaval). José Miguel Pinto é o actual presidente da mesa da assembleia geral da AB Castelo Branco.