Luís Miguel Silva fala assim à RCB, naquela que foi a sua primeira entrevista, desde que o seu nome foi conhecido, para substituir Núria Morgado (pediu demissão em abril passado), no cargo de Director Técnico Regional da AB Castelo Branco.
Após abertura de concurso público, através da FP Basquetebol (Direção Técnica Nacional), concorreram 4 candidatos, com a escolha a recair no jovem covilhanense de 36 anos e que já exerceu as mesmas funções, na AB Guarda.
Em declarações à RCB, o novo responsável pelo cargo, começa por referir que “foi com muita pena que soube da demissão da Núria Morgado. A ABCB precisa de estabilidade e entretanto acabei por me disponibilizar, tendo em conta a experiência que tinha para poder ajudar”. Acrescentando que “quando recebi este desafio, foi com todo o entusiasmo e responsabilidade que o aceitei e é isso que os clubes, dirigentes, atletas e adeptos da modalidade devem esperar de mim, para tentar ajudar a desenvolver a modalidade no distrito, trabalhando próximo dos clubes, direções, agentes e assim, com esta forma integrada, pode e deve ajudar a desenvolver o basquetebol, onde deve haver uma estratégia integrada, pois é fundamental que isso aconteça, entre formação, planeamento e principalmente, proximidade com os agentes, clubes e treinadores no terreno, contando sempre com a minha presença e apoio, para ajudar toda a gente, para os ouvir e aproveitar, também, a sua experiência, para que, todos juntos, possamos, desenvolver a modalidade”. Afirmou.
Luís Miguel Silva ainda não teve oportunidade de conversar com os clubes, mas espera fazê-lo em breve.
“Ainda não fiz a abordagem directa. Tenho a sorte de conhecer a maioria e considero que tenho boas relações com a maioria dos clubes e dirigentes, ou com todos mesmo, mas agora, vou ainda esta semana, entrar em contacto mais directo com cada clube, com treinadores e selecionadores, para ir percebendo, a pouco e pouco, qual é que a realidade e o contexto da associação em si.” Salientou.
Quanto ao presente e futuro da modalidade e próximos eventos agendados para final de época 2024-25, “há agora uma série de situações que requerem uma atenção mais imediata da minha parte, como por exemplo, a realização em breve, dias 31 de maio e 01 de junho, no Tortosendo, da fase final da Taça Nacional Sub 16F e apelo a todos que assistam e apoiem o Unidos nesta prova, para que o troféu possa ficar cá, em casa, para além dos trabalhos das seleções distritais de Sub 12 M/F (Minibasquete) e Sub 17 M/F 3×3, que se preparam para torneios nacionais em Paços de Ferreira e Tomar, respectivamente, no mês de julho. Portanto, vamos ter muito e bom trabalho pela frente em breve”.
Por último, o novo Director Técnico Regional da Associação de Basquetebol de Castelo Branco (já se encontra em funções), deixa uma mensagem para todos os clubes, dirigentes, treinadores e atletas.
” Podem esperar que eu esteja sempre pronto para ouvir aquilo que eles têm para sugerir. Estarei sempre aberto ao diálogo com todos. Vou tentar estar sempre presente nos eventos, sempre que possível, e sempre que precisem. espero que façamos o bom trabalho no distrito em prol do desenvolvimento do basquetebol. Estou confiante e preparado para este grande desafio. Conto com todos, incluindo a direção da ABCB liderada por Eduardo Dixo, pois, tudo isto, é fundamental, para quer o trabalho seja mesmo integral, partilhando ideias e ser, para já, uma ponte de diálogo, entre os clubes a direção, até porque há muita experiência nos clubes, temos que saber aproveitar tudo isso, tentar trazer pessoas novas para a modalidade, valorizar os clubes e dirigentes e não só, para tentar fazer crescer o número de praticantes no distrito e criarmos uma identidade clara no nosso distrito”. Conclui à RCB.
Luís Miguel Silva é licenciado em Desporto e Actividade Física e Mestre em Actividade Física pelo IPCB, estando, nesta altura, a concluir o Doutoramento em Ciências do Desporto na UBI, com investigação no rendimento desportivo.
O DTR ABCB é treinador de Grau 3.