Estava no cargo desde novembro de 2024. A notícia foi avançada pela RCB esta segunda-feira, ao meio-dia, no Jornal de Desporto. As explicações serão dadas em breve. “Uma vez que, em primeiro lugar, tenho que informar os clubes filiados”, disse Eduardo Dixo à RCB.
No entanto, o presidente da Associação de Basquetebol de Castelo Branco, enviou um comunicado à RCB, confirmando que “na sequência da participação das Seleções Distritais da AB Castelo Branco nas Festas do Basquetebol Juvenil Albufeira 2025, que decorreram naquela cidade algarvia entre 9 e 13 de abril de 2025, informa-se que propus ao Diretor Técnico Nacional a aceitação do pedido de demissão apresentado pela Diretora Técnica Regional em 13 de abril de 2025”. Pode ler-se.
Na missiva, o dirigente da ABCB acrescenta que “já foi iniciado o procedimento destinado ao preenchimento do cargo de Diretor Técnico Regional, no mais curto espaço de tempo”. Conclui.
A RCB sabe ainda que, o líder da Associação de Basquetebol de Castelo Branco, vai, primeiro, tentar convidar uma pessoa para ocupar o lugar e/ou, caso, não seja possível, será aberto novo concurso público.
No que diz respeito á competição, as 4 seleções distritais da ABCB (Sub 14 / Sub 16 M/F), nenhuma delas, conseguiu subir de escalão, ao contrário daquilo que Núria Morgado tinha dito à RCB na passada semana.
Eis as classificações das equipas ABCB:
Sub 14 Masculina: 13º lugar.
Sub 14 Feminina: 14º lugar.
Sub 16 Masculina: 15º lugar.
Sub 16 Feminina: 14º lugar.
Recorde-se que a ABCB esteve também representada por 3 árbitros (Manuel Parente, Leonor Parente e Afonso Silva) e 3 oficiais de mesa (José Teixeira, Cristina Revitska e Leonor Almeida).
Todos estes últimos elementos estiveram presentes nas finais da divisão A – Sub 16 Masculina (AB Porto – AB Lisboa), Sub 14 Masculina (AB Aveiro – AB Algarve) e Sub 14 Feminina (AB Braga – AB Leiria), respectivamente.
Eduardo Dixo e Francisco Damasceno, lideraram a comitiva ABCB.
Quanto aos vencedores:
AB Lisboa venceu as competições de Sub 14 Feminina e Sub 16 Masculina, enquanto, as seleções de AB Aveiro e AB Porto, ganharam, os escalões de Sub 14 Masculino e Sub 16 Feminino.
Sobem de divisão: AB Santarém (Sub 16M), AB Vila Real (Sub 16F), AB Santarém (Sub 14M) e AB Braga (Sub 14F).
Descem de divisão: AB Braga (Sub 16M), AB Leiria (Sub 16F), AB Coimbra (Sub 14M) e AB Setúbal (Sub 14F).
As equipas da AB Castelo Branco, mantêm-se todas, nas mesmas divisões.
A Festa do Basquetebol Juvenil 2025 (participaram todas as seleções distritais do Continente e Ilhas), organizada pela FP Basquetebol, contou com o apoio da AB Algarve e Município de Albufeira.
Após Albufeira, a AB Castelo Branco, já trabalha com as seleções distritais de Sub 12 (Torneio em Paços de Ferreira M/F – julho) e Sub 17 (3×3 M/F), em Tomar, também em julho próximo.