Três semanas depois do anúncio de Paulo Bicho (ex-líder do UFCT) à RCB, que iria candidatar-se às eleições na Associação de Basquetebol de Castelo Branco (sede na Covilhã), marcadas para 27 de março (biénio 2024-26), desiste da corrida eleitoral.
Em declarações em exclusivo à Rádio Cova da Beira, esta terça-feira, no Jornal de Desporto, ao meio-dia, o ex-candidato, afirma que ” é verdade, que já não sou candidato às eleições na ABCB. Durante estas últimas três semanas, realizei várias démarches, fiz vários convites, fiz vários contactos com muitas pessoas, ligadas à modalidade, actuais e antigos dirigentes, mas tudo foi em vão. Não consegui encontrar o número de pessoas suficientes para formalizar a lista e daí que, desisti da candidatura, mas não fechei totalmente a porta, para ajudar, quem quiser concorrer, por aí, nesta altura, estou disponível.”. Afirmou.
O ex-dirigente desportivo acrescenta ainda que ” a situação é difícil, não sei se irá aparecer alguém, na altura conjectura, para gerir os destinos da ABCB, mas os clubes, naturalmente, têm a palavra final, têm de forçosamente de se entender, terminar com as quizilas e polémicas entre eles e os respectivos dirigentes, para que a Associação de Basquetebol de Castelo Branco, não feche as portas em definitivo. O que se está a passar nesta altura, deve-se também à postura de alguns clubes, e às suas atitudes tomadas nos últimos anos e há que finalizar tudo isto, em nome da modalidade no distrito, do seu desenvolvimento, respeito e prestígio, da instituição, dos atletas, treinadores, seleções e pais, na região e no país também, junto da FP Basquetebol.”
Paulo Bicho diz ainda que “já informei o presidente da mesa da assembleia geral da minha decisão. Não foi fácil dizer não, ao actual momento da ABCB, mas, para realizar um bom trabalho e de qualidade, tinha de ter pessoas à minha volta com qualidade também, com experiência e alguma juventude, com muita vontade de trabalhar em prol da modalidade. As pessoas estão muito descontentes com o actual momento da ABCB e com aquilo que alguns clubes fizeram há pouco tempo atrás. Espero sinceramente que alguém surja para dirigir a AB Castelo Branco”. Finaliza o ex-candidato.
Questionado também pela RCB, o presidente da mesa da assembleia geral da ABCB, começa por referir que “fiquei muito surpreendido e pela negativa pela decisão tomada pelo Paulo Bicho, não esperava, mas compreendo e naturalmente aceitei as suas justificações. Por tudo isto, sou obrigado a adiar as eleições que estavam agendadas para 27 de março e voltar a abrir novo processo eleitoral, para o mês de abril, lá para o final. Não pode sair desse mês. Já contactei os clubes e o presidente da FPB, Manuel Fernandes, informando tudo aquilo que se está a passar nesta altura na ABCB e espero que apareça, pelo menos um candidato. A AB Castelo Branco não pode cair num vazio directivo, pelo contrário, nem o nosso distrito pode perder esta associação. Espero conversar com o líder da FPB na próxima semana e definir todos os passos a dar para remarcar a data das eleições para o mês que vem”. Disse José Miguel Pinto.
O responsável máximo pela ABCB, acrescenta ainda que “também já falei com João Paulo Repolho, presidente demissionário do organismo, para que se mantenha, juntamente com os seus colegas de direção, para fazerem mais um pequeno esforço e ficarem, pelo menos mais um mês e meio, a gerir a AB Castelo Branco, tal como o ainda director-técnico regional João Vieira, e penso que vão fazer isso mesmo, olhando pelos superiores interesses da ABCB e manter a actividade no distrito e apoiar os clubes, sem esquecer que, de 02 a 08 de abril, as seleções Distritais de Sub 14 e Sub 16 M/F, vão estar em Albufeira, na Festa Nacional Juvenil em Basquetebol, no Algarve”. Afirmou.
Recorde-se que a direção da ABCB está demissionária desde de fevereiro passado, tal como o DTR.
Volta assim o impasse directivo ao seio da Associação de Basquetebol de Castelo Branco.
A ABCB festeja 63 anos, dia 10 de novembro de 2024.