Seis meses após o pedido de demissão apresentado por João Paulo Repolho, chegou finalmente “a boa nova”, a dirigentes, treinadores, atletas e adeptos da modalidade no distrito. As eleições para o biénio 2024-26, realizam-se às 21h, no CAC 1 – Covilhã.
A RCB apurou ainda que o presidente da Mesa da Assembleia Geral, José Miguel Pinto, de acordo com os estatutos da Associação de Basquetebol de Castelo Branco, as listas candidatas aos órgãos sociais (os actuais estão demissionários desde fevereiro último), terão que ser entregues na secretaria da ABCB, ao cuidado do Pr. MAG, e/ou, submetidas por correio electrónico, para o endereço institucional da ABCB, até às 21 horas de 07 de setembro (30 dias antes do acto eleitoral).
Têm direito de voto, os dez clubes filiados na instituição, de acordo com o número de escalões inscritos M/F:
ABA(12 votos), UFCT(10), CDC(6), CB Fundão(3), CCD EZ Boidobra(2), AAUBI(1), AJ Peso(1), CB Belmonte(1), CCD Académico PA(1) e CCD Amigos do Basquete da Covilhã(1), num toral de 38 votos.
No que diz respeito às listas, tal como a RCB avançou em maio passado, Eduardo Dixo, ex-presidente do CCD ABC, é candidato a líder da direção da ABCB.
Para já, único.
Relativamente aos restantes corpos sociais, os candidatos são os seguintes:
Mesa da Assembleia Geral – José Miguel Pinto.
Conselho Fiscal – Luís Rodrigues.
Conselho de Disciplina – José Pina Simão.
Conselho Jurisdicional – Francisco Mesquita.
Conselho de Arbitragem Distrital (CAD) – Francisco Damasceno (vice-presidente da direção).
Ainda não há Director Técnico Regional (DTR).
Se à hora marcada, não houver número suficientes de sócios/clubes presentes, a assembleia geral eleitoral extraordinária, começa meia-hora depois, com qualquer número (21h30), na sede da ABCB, na Rua da Indústria – Edifício do Condomínio Associativo, piso 1, na Covilhã.
Entretanto, o CAD tem inscrições abertas na ABCB, até 05 de setembro, para a realização de um Curso de Juízes de Basquetebol (arbitragem.abcb@gmail.com).