O Município do Fundão anunciou hoje que estão abertas as candidaturas simplificadas para os apoios financeiros destinados à compensação de prejuízos causados pelos incêndios de setembro de 2024. A medida abrange as freguesias de Barroca, Capinha e Silvares, permitindo aos afetados solicitarem apoios até seis mil euros.
O presidente da Câmara Municipal do Fundão, Paulo Fernandes, já tinha informado na última reunião pública, que os apoios aos prejuízos causados pelos incêndios tinham sido “finalmente” desbloqueados para as freguesias do concelho.
Recorde-se que, inicialmente, o Fundão tinha ficado de fora das medidas anunciadas pelo Governo devido a uma questão de datas, mas o problema foi ultrapassado.
De acordo com o autarca, os apoios simplificados, dirigidos aos privados, são fundamentais para mitigar os danos em olivais, vinhas, espaços agroflorestais, pastagens e hortas, áreas mais afetadas pelos incêndios.
As candidaturas podem ser realizadas através do formulário disponível no site da CCDR Centro ou presencialmente nas juntas de freguesia das áreas abrangidas, onde os interessados poderão obter apoio no preenchimento da documentação necessária.
A autarquia reforça o seu compromisso para que “ninguém fique para trás neste processo”, reitera em comunicado.