“Uma ode eleitoral socialista”. É desta forma que a concelhia do Partido Social Democrata do Fundão classifica a posição de apoio do PS fundanense ao anuncio feito pelo secretário-geral do Partido Socialista de, caso vença as eleições, abolir as portagens nas auto estradas no interior e algarve.
O PSD, em comunicado, começa por afirmar que o Partido Socialista do Fundão “após um longo período de alheamento da realidade local veio dar um ar da sua graça vindo aplaudir o candidato do PS, Pedro Nuno Santos, quando afirmou que queria abolir as portagens no Interior e no Algarve”.
Os social democratas sustentam que as portagens foram introduzidas aquando da aprovação do PEC III (Programa de Estabilidade e Crescimento) apresentado por. José Sócrates, que antecedeu o chumbo do PEC IV e o pedido de ajuda externa por Portugal se encontrar numa situação de pré bancarrota.
Para o PSD fundanense, o Partido Socialista é o grande responsável pelo crescimento do populismo em Portugal. “São exatamente anúncios destes que tentam fazer dos eleitores ignorantes e que aumentam o descrédito na política”, aponta, acrescentando que quem está a fazer este anúncio é o candidato a primeiro-ministro de um partido que governou o país nos últimos oito anos, “e sobretudo o grande responsável não só por não ter feito aquilo que agora promete enquanto ministro da pasta, como nem sequer ter cumprido na integra a redução de portagens aprovada na Assembleia da República proposta pelo PSD em 2020”, vinca a concelhia social democrata do Fundão.
O Partido Social Democrata do Fundão diz que sempre esteve e estará a favor da abolição de portagens, seja com o Governo A ou B. ” Felizmente o Partido Socialista não vai ser Governo para provar as suas cambalhotas. A AD no Distrito, encabeçada pela fundanense Liliana Reis estará à altura de defender os interesses da região”, pode ler-se no documento.