O renovado edifício do teatro clube de Penamacor foi o local escolhido para a cerimónia de abertura do novo ano letivo da Academia Sénior de Penamacor. Este projecto social é gerido pela “Adraces” em cooperação com o município, juntas de freguesia e outras entidades do concelho. Este ano a academia é frequentada por 119 alunos, que vão frequentar as 19 disciplinas disponíveis, lecionadas por igual número de professores.
Para o presidente da “Adraces” as academias seniores e consequente aposta na educação é típica de “territórios que apostam no futuro” e o “futuro é dos jovens dos 0 aos 114” anos. Armindo Jacinto frisa que esse é o espírito do projecto “temos uma vida inteira para aprender e uma vida toda para ensinar e todos nós podemos ser professores e alunos”.
José Miguel Oliveira presidente eleito da câmara de Penamacor reforça a importância de programas como o da academia sénior “pois existem estudos que comprovam que quanto mais activos estamos, do ponto de vista físico e mental, seja com que idade for, a nossa qualidade de vida aumenta”. O autarca refere que esta vai ser uma aposta para o futuro no concelho de Penamacor, permitindo um envelhecimento com mais qualidade de vida.
Já o ainda presidente da autarquia de Penamacor, António Beites, sustenta que ao fim de 11 anos de existência, pode afirmar com satisfação que a academia sénior “foi dos melhores projectos” que o município desenvolveu em parceria com a “Adraces”: “foi fenomenal e diferenciador e estes projetos são importantes para qualquer município”, afirmou no arranque do 12º ano de actividade da academia.














