A ação social como pilar da democracia é o tema do quarto encontro “Covilhã Social”, que se realiza esta quinta e sexta-feira, 10 e 11 de outubro, entre o salão nobre dos paços do concelho e o Centro de Ativ’idades do município. De acordo com a autarquia, o evento pretende contribuir para o debate de temas centrais no âmbito da ação social e reconhecer o valor social de todas as entidades do setor.
O encontro arranca na quinta-feira com vários painéis de debate e análise sobre “matérias de importância da ação social, cidadania ativa e solidária e desenvolvimento sustentável e inclusivo”, contando com várias pessoas e entidades do setor.
“Infância, 3ª idade, cuidadores informais”, “boas práticas locais no apoio às pessoas com deficiência”, e “Ações e desafios na acessibilidade e inclusão” são os temas que vão estar em cima da mesa.
No primeiro dia de “Covilhã Social” é também inaugurada a exposição homónima, com a participação das entidades sociais do concelho, e a apresentação do projeto inclusivo “Rendilhar o debuxo”, da Câmara Municipal.
A sessão de abertura conta com o presidente da Câmara da Covilhã, o reitor da Universidade da Beira Interior (UBI), a coordenadora nacional das Garantia para a Infância, o diretor distrital da Segurança Social e o presidente da assembleia municipal covilhanense.
Na sexta-feira, 11 de outubro, o evento passa para o Centro de Ativ’Idades, para a realização de várias oficinas artísticas destinadas ao público sénior, nomeadamente de têxteis, música ou sabão e rodilhas.
Já no dia 11, este evento passa para o Centro de Ativ’Idades da Câmara da Covilhã, com a realização de várias oficinas artísticas destinadas ao público sénior do Concelho, nomeadamente de têxteis, de música ou de sabão e rodilhas, entre outras.
O programa completo pode ser consultado online, na página oficial do município da Covilhã.