A associação Cultural da Beira Interior (ACBI) , este fim-de-semana, gravou o CD “Poemas” que assinala os 100 anos do nascimento de Eugénio de Andrade. A obra foi composta por Luis Cipriano, baseada em poemas do poeta, natural de Póvoa de Atalaia (Fundão).
No novo CD “Poemas” da Associação Cultural da Beira Interior, que resulta de uma encomenda da Câmara Municipal do Fundão, participam o Coro Misto da Beira Interior, seis Percussionistas (André Nadais, Marco Aleixo, Pedro Tavares, Francisco Cipriano, Vasco Fazendeiro e Paulo Amendoeira) e o Coro Infantil da Beira Interior formado por crianças do projeto Plante 1 Músico da ACBI oriundas do Agrupamento de Escolas Gardunha e Xisto (Fundão e Silvares), Escola EB 2/3 do Tortosendo e Projecto Zéthoven.
A obra, com 12 andamentos, foi estreada em 18 de Julho deste ano, no Fundão, “e retrata o contraste da poesia de Eugénio de Andrade, onde a amargura, a preocupação do envelhecimento contrasta com o amor pela natureza, pelo belo e pelo significado de amizade e amor “, refere a associação, sendo baseada nos poemas “Quase nada”, “Pequena elegia de Setembro”, “Os amigos”, “Ver claro”, “É urgente o amor”e “Procura a maravilha”.
O concerto de lançamento será efetuado no Fundão, a 21 de Janeiro de 2024.