A aldeia do Açor, na freguesia do Castelejo, recebe no próximo fim de semana a 26ª edição da mostra de artes e sabores da Maunça. A iniciativa é organizada pelo município do Fundão em parceria com a associação cultural e recreativa do rancho “Os Pastores do Açor”.
A mostra arranca no dia 8 de Novembro, com destaque para os magustos, os concertos, a animação de rua e especialmente para a gastronomia. Uma iniciativa que, de acordo com o município do Fundão “celebra a chegada da castanha, num evento que apela aos sentidos e à tradição, valorizando as tradições e o artesanato local”.
Os maranhos, os “miaus” (bolos típicos), a chanfana e o feijão com couve fazem deste festival gastronómico “um evento único, onde ao calor das lareiras as pessoas se reúnem e podem provar a aguardente de medronho ou o pão acabado de fazer no forno comunitário”.
O programa contempla ainda a realização da caminhada rota da Maúnça, dinamizada pelos Caminheiros da Gardunha no dia 9 de Novembro. Vai ser disponibilizado transporte gratuito em autocarro entre o Fundão e o Açor, no sábado, às 18h30 e com regresso às 23h30. No domingo a partida está marcada para as 12h30 e regresso às 18h00. É ainda disponibilizado um autocarro de regresso do Açor, após a caminhada da Maúnça, no dia 9 de Novembro, às 15h30.














