A câmara municipal de Belmonte já chegou a acordo para a delegação de competências com a junta de freguesia de Caria durante o ano de 2023. A proposta foi aprovada na última reunião privada do executivo e prevê uma transferência financeira na ordem dos 165 mil euros.
Em comunicado, a câmara de Belmonte refere que a proposta que foi aprovada pelo executivo prevê a transferência de competências na gestão e manutenção de espaços verdes, limpeza de vias e espaços públicos, manutenção de caminhos rurais, apoio a despesas de manutenção relacionadas com o movimento turístico, a reparação e substituição de mobiliário urbano, a gestão de mercados, a limpeza urbana e ainda a realização de pequenas reparações no parque escolar da vila.
Ainda no que diz respeito a Caria, foi deliberado reverter a posse do terreno, que o município tinha o compromisso de adquirir à freguesia, junto às piscinas municipais o que vai levar a junta a restituir ao município um montante de 52 mil euros que já tinham sido pagos. Foi também decidido que a autarquia vai ceder à freguesia o edifício da antiga “casa da câmara” para que a junta possa avançar com um projecto de requalificação do imóvel.
No decurso desta reunião do executivo o presidente da autarquia, António Dias Rocha, referiu ainda que já está em fase de audiência prévia o projecto para a conservação da torre de “Centum Cellas”, em Colmeal da Torre, assim como da construção do centro interpretativo daquele monumento. A adjudicação da empreitada deve ocorrer nas próximas semanas.