A decisão tomada pela direção de Paulo Ramos, surge após o anúncio da data da 20ª edição, em abril passado. “Devido às dificuldades financeiras que a Associação Desportiva da Estação (ADE) atravessa, neste momento, torna difícil a sua realização em 2024”. Disse o presidente à RCB.
A notícia divulgada ontem à noite, no decorrer da assembleia geral realizada na sede do clube, o líder da ADE, explicou à Rádio Cova da Beira, que devido “às exigências financeiras feitas por algumas equipas que participam no evento e tomando em linha de conta que no ano passado, tivemos um prejuízo de €9 mil e em face à actual conjuntura económica do clube e país, optamos, por não realizar este ano o Torneio Diamantino Costa. A vigésima edição poderá realizar-se ainda este ano, ou em 2025, com um novo figurino, até. Vamos ver”. Afirmou.
Uma vez que não haverá torneio de formação (Sub 10, Sub 11 e Sub 12) “Cidade da Covilhã”, a AD Estação resolveu, no entanto, organizar a festa de encerramento da época 2023-24, dia 22 de junho (sábado), onde serão homenageados todos os jogadores, jogadoras, treinadores, seccionistas, de todos os escalões de futebol de formação e futebol sénior feminino, juntamente com os pais dos atletas.
Com um passivo ainda a rondar os 650 mil euros (menos 17 mil euros, que em 2022), com falta de verbas para concluir as obras do complexo desportivo (faltam cerca de 300 mil euros), para que o espaço obtenha licença de utilização, os 20 sócios presentes na reunião magna do clube, aprovaram por unanimidade as contas 2023, com um saldo negativo de €7.317 euros.
A AD Estação tem nesta altura perto de 300 atletas a praticar futebol e o maior número de equipas a participar nas diferentes competições da AF Castelo Branco.
Na próxima época, “vamos ter três equipas nas competições nacionais da FP Futebol, ou, talvez nenhuma, caso não consigamos encontrar soluções financeiras para participar no campeonato nacional de juvenis, onde fomos este ano, campeões distritais, manter no campeonato nacional da III divisão, a equipa sénior feminina, e no campeonato nacional de iniciados, caso ocupemos a vaga do Proença-a-Nova, se optar por não competir na prova. Vamos ver, pois queremos estar lá, mas as questões financeiras, podem falar mais alto”. Referiu Paulo Ramos.
Recorde-se que a equipa da Zona do Pinhal, lidera o campeonato de iniciados da I divisão, seguida da AD Estação, quando faltam ainda 5 jornadas por realizar.
A Associação Desportiva da Estação da Covilhã festejou 48 anos, no passado dia 06 de março e organizava o 20º Torneio Diamantino Costa “Cidade da Covilhã”, de 21 a 23 de junho, no seu complexo desportivo.