A ADEPAC – Associação de Defesa do Património Cultural de São Miguel de Acha, no concelho de Idanha-a-Nova, vai editar o Livro “São Miguel de Acha e a sua História”, da autoria de Manuel Ruivo. A obra é apresentada em sessão pública no sábado, dia 16 de agosto 2025, no auditório da Junta de Freguesia de São Miguel de Acha, pelas 11H00.
Para a ADEPAC, mais do que um livro “São Miguel de Acha e a sua História” é um exercício de escuta — escuta dos arquivos, das pedras, das lendas, das vozes antigas, das sepulturas silenciosas, da Fé, dos papéis esquecidos e dos gestos diários que fazem a vida de uma comunidade.
“O livro percorre um tempo longo – desde a Antiguidade, com os vestígios romanos e visigóticos que ainda hoje nos interrogam e encantam, até à Alta Idade Média com a Ordem do Templo e as comendas, que nos ligam à história maior de Portugal”, sustenta o autor.
A obra passa pelos séculos difíceis da dominação filipina, pelas revoluções liberais, pelas crises do século XIX, pelo fim do estatuto de vila, pelas minas e pelos movimentos de resistência popular. E chega até à alvorada do século XX, quando S. Miguel de Acha, já como freguesia, continua a afirmar-se com a mesma coragem de sempre, conclui Manuel Ruivo.
A sessão de apresentação da publicação está agendada para o próximo sábado, 16 de agosto, às 11h00, na sede da junta de freguesia de São Miguel de Acha, no concelho de Idanha-a-Nova.













