A ADERES – Associação de Desenvolvimento Rural Estrela-Sul promove no próximo dia 23 de março, na freguesia do Barco, a Rota da Argemela. Uma caminhada que passa pela história da mineração, desde os remotos tempos mineiros até ao tempo do volfrâmio.
Num percurso de 5,7 quilómetros em nível moderado, a caminhada proposta pela ADERES visa percorrer a cronologia da atividade mineira. Dos mineiros e fundidores de metais que construíram o castro, até aos saltipilhas, garimpeiros e contrabandistas, fazedores de fortunas súbitas através do “ouro negro” que é o volfrâmio.
Durante o passeio, vai ser possível encontrar vestígios de diferentes fases da exploração do minério, olhar a paisagem e entender o local visitado, na companhia de diferentes especialistas.
Para além da caminhada está ainda previsto um almoço convívio e uma visita ao Centro de Interpretação da Argemela.
A iniciativa é gratuita, limitada a 50 participantes. O ponto de encontro é no largo da igreja matriz do Barco, às 8h45.
A Rota da Argemela está integrada na Semana dos Parceiros 2024 do Roteiro das Minas e Pontos de Interesse Mineiro e Geológico de Portugal.