O evento decorreu este domingo, perante dezenas de pessoas ligadas à Ginástica Acrobática, como atletas, treinadores, dirigentes, pais e demais convidados, com destaque para o vereador do Associativismo e Desporto do Município da Covilhã, José Miguel Oliveira e Luís Arrais, presidente da FP Ginástica.
Trata-se do quarto espaço dedicado à prática da modalidade na Covilhã, que a Associação Estrela de Três Pontas tem ao seu dispor, ao longo da sua existência.
Recorde-se que tudo começou nas instalações da Escola Secundária Frei Heitor Pinto na Covilhã (Acro ESFHP).
As novas instalações (pavilhão) ficam situadas na Rua F, Lote 23 B, Fração A.
No que diz respeito à cerimónia, nas intervenções que antecederam a visita / inauguração do espaço e assistir a uma apresentação de alguns ginastas da AE3P, o presidente da FGP destacou “a dinâmica e perseverança da equipa de treinadores e órgãos sociais, capazes de sonhar e concretizar. A AE3P merece esta estrutura, o clube tem feito um enorme trabalho no desenvolvimento da prática da Ginástica Acrobática e merece total apoio da nossa parte, cada vez mais e vamos dar. Estão todos de parabéns. Eis o sonho tornado realidade, num clube que pratica a melhor modalidade do mundo”. Disse Luís Arrais.
A RCB conseguiu apurar, à margem do evento, que o actual líder da Federação Portuguesa de Ginástica, vai recandidatar-se a novo mandato de 4 anos.
As eleições realizam-se este mês e perfilam-se mais dois candidatos aos órgãos sociais da FPG.
O autarca, em representação do Município da Covilhã, elencou as diferentes estruturas de treino que conheceu, para além de “enaltecer também a estreita colaboração entre o município e o clube de ginástica covilhanense, que tem feito um trabalho extraordinário, numa modalidade que não tem, ainda, muitos praticantes na Covilhã e região. O clube liderado por Pedro Serra está a fazer um enorme trabalho e já merecia, ele e a sua equipa, atletas e treinadores, um espaço como este. Daí que, a autarquia tem apoiado este clube e vamos continuar a apoiar mais. No próximo ano, vamos alargar o apoio financeiro, uma vez que, a AE3P tem um contrato programa anual assinado com a autarquia”. Afirmou José Miguel Oliveira.
Em declarações à RCB, o vereador avançou que, em 2025, o apoio vai ser de 2 mil euros/mês .
Por último, o presidente da AE3P, finalizou as intervenções, apontando para a relação entre passado, presente e futuro do projeto.
“Em 9 anos de existência, a AE3P ensinou ginástica a mais de 700 crianças, jovens e adultos, num total de mais de 20.000 horas de treino. As novas instalações do projeto oferecem 3 zonas distintas de treino e uma zona de convívio para os seus sócios, numa área de 600 m2. A maior área de treino contínua é a de um praticável dinâmico, projetado e construído na totalidade por ginastas, pais e treinadores da AE3P”. referiu Pedro Serra.
Actualmente com 140 atletas a praticar a modalidade, dos mais pequenos(as), até aos 15 anos, a AE3 Pontas, tem também uma classe aberta para adultos, na qual, espera que apareçam candidatos.
O investimento em material de treino dedicado à prática de ginástica acrobática, atinge cerca de 40.000 euros, mais €10 mil em obras de requalificação no espaço.
A AE3P “é uma das associações desportivas mais especializadas da Beira Interior”, afirmou também o líder do clube covilhanense.
Os vereadores da oposição, na Câmara Municipal da Covilhã, Pedro Farromba e Ricardo Silva, também marcaram presença na inauguração.