“Export Plus” é o novo projeto em que a Associação Empresarial da Beira Baixa (AEBB) está envolvida, e tem como objetivo capacitar as empresas agroalimentares a melhorar a competitividade empresarial e a sua expansão internacional. A iniciativa foi apresentada na passada quinta-feira, 23 de maio, na sede daquela associação.
O “Export Plus” foi apresentado pelo diretor Internacional da Landaluz – Asociacíon Empresarial Alimentos de Andalucía, associação líder do projeto. Francisco Quirós, citado em comunicado, explicou que o objetivo é ajudar as pequenas e médias empresas agroalimentares na competitividade empresarial, “através de formação e capacitação”, e gerar estruturas de apoio à expansão internacional nos mercados europeus.
Com uma dotação de um 1,3 milhões de euros e um prazo de execução até junho de 2026, o projeto inclui diversas atividades. Entre elas, a criação de um catálogo comercial com produtos das empresas participantes, a identificação de representantes comerciais em 15 mercados europeus, a implementação de um sistema de logística e a participação em ações de promoção internacional, como feiras, missões inversas e promoções em pontos de venda.
As empresas interessadas em participar no “Export Plus” devem contactar a Associação Empresarial da Beira Baixa, uma das entidades beneficiárias. Além da AEBB, beneficiam também com este projeto o Núcleo Empresarial da Região de Évora, a Associação Industrial Portuguesa, e a Associação Cluster Alimentar de Galícia, Espanha.
O projeto foi apresentado na passada quinta-feira, 23 de maio, em Castelo Branco com a presença de empresários da região, representantes das entidades beneficiárias e autarcas do município albicastrense.