A Associação Empresarial da Beira Baixa (AEBB) e o Instituto Politécnico de Castelo Branco (IPCB) juntaram-se para lançar um projeto de formação e ação para a transformação digital. Financiado pelo Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), o programa “Emprego+Digital 2025” visa capacitar gestores, dirigentes e quadros superiores de empresas e entidades da economia social da região para adotarem soluções digitais.
O projeto foi apresentado no início do corrente mês de outubro em conferência de imprensa, onde a presidente da Associação Empresarial, destacou a importância do projeto para “a modernização e competitividade das empresas da região”.
Citada em comunicado, Ana Palmeira de Oliveira refere que “este é um passo fundamental” para as empresas competirem num mercado global e digitalizado, para implementarem “mudanças nos processos de gestão” e para a “adoção de novos sistemas de informação”.
Um dos aspetos mais inovadores do projeto é o acompanhamento especializado de uma equipa de formadores, que em conjunto com a associação e as empresas envolvidas, vai identificar as necessidades, elaborar um diagnóstico detalhado e desenvolver um plano de ação personalizado.
Neste projeto, o Instituto Politécnico de Castelo Branco assume um papel de execução com conhecimento técnico, mas também com a capacidade de propor soluções práticas e aplicáveis às empresas.
Uma parceria que o presidente do IPCB destaca como “elemento chave para o sucesso da intervenção”. António Fernandes sublinha que a cooperação “permite uma sinergia única entre o conhecimento académico e as necessidades reais do mercado empresarial”.
Depois da apresentação do projeto, a associação empresarial da Beira Baixa tem promovido diversas sessões de divulgação em várias localidades da região. Após a sessão de 3 de outubro na Covilhã, no dia 15, o projeto é divulgado em Proença-a-Nova.