A Associação Empresarial da Beira Baixa (AEBB) participa num projeto piloto europeu que visa promover soluções inovadoras que respondam a necessidades especificas de determinadas zonas rurais da região, através da adaptação das tecnologias, com recurso à robótica e IA, para atendê-las de forma eficaz e sustentável, revela aquela associação.
O projeto denomina-se “REVITAL: revitalização socioeconómica de áreas de baixa densidade populacional através de telecuidados clínicos”, é promovido por entidades de Portugal, França e Espanha, e financiado pelo Programa Interreg VI-B Sudoe 2021-2027.
De acordo com a AEBB, o principal objetivo desta iniciativa europeia prende-se com a necessidade de prestar cuidados de saúde especializados e serviços de reabilitação física e neurológica, utilizando ferramentas tecnológicas para oferecer serviços de telecuidados e telereabilitação, evitando que as pessoas idosas e dependentes tenham de migrar para as zonas urbanas para aceder a serviços clínicos.
“O projeto tem uma orientação estratégica clara no sentido de reforçar a coesão social e o equilíbrio territorial e demográfico através da inovação social e do desenvolvimento endógeno, contribuindo para gerar empregos qualificados e impulsionar a economia rural”, refere a associação empresarial.
Das nove entidades que constituem o consórcio do projeto, duas são portuguesas e situam-se no distrito de Castelo Branco: AEBB e o IPCB. OS restantes parceiros localizam-se em Espanha, França.