A associação empresarial da Beira Baixa é uma das entidades signatárias do acordo de cooperação “Protocol” que pretende apoiar o desenvolvimento transfronteiriço. O projecto nasceu por iniciativa da câmara de comércio e industrial Luso-Espanhola.
O “Protocol” é um projecto transnacional, que vai ser coordenado pela câmara de comércio, e envolve quase duas dezenas de entidades associativas ligadas à atividade empresarial dos dois países ibéricos, entre elas a AEBB. “Uma oportunidade para desenvolver ainda mais a cooperação transfronteiriça dos dois países, a qual tem sido orientada de acordo com a estratégia comum de desenvolvimento transfronteiriço única na Europa”, afirma a secretária de estado do desenvolvimento regional.
Para Isabel Ferreira “o desenvolvimento das regiões raianas de Portugal e Espanha está fortemente dependente do investimento privado e da criação de emprego, para a fixação de novas populações, sendo as associações empresariais e as câmaras de comércio espanholas e bilaterais assim fundamentais para a criação de riqueza nestes territórios”.
Já o presidente da câmara de comércio Luso-Espanhola, Miguel Seco, sublinha que o grande objectivo deste projecto é “a constituição de uma rede de colaboração entre associações empresariais de Portugal e as câmaras de comércio fronteiriças de Espanha, com o intuito de promover e coordenar iniciativas conjuntas para o desenvolvimento da actividade empresarial nos territórios do interior”.
Este projecto envolve nove associações portuguesas e oito espanholas. A cerimónia de assinatura decorreu na residência do embaixador de Espanha em Portugal. Juan Fernández Trigo mostrou o seu apoio a esta iniciativa, salientando a necessidade de aprofundar o relacionamento em todos os âmbitos entre os dois países, refere em comunicado a associação empresarial da Beira Baixa.