A unidade local de saúde da Cova da Beira alerta para a presença no concelho da Covilhã do mosquito que transmite doenças como o dengue e apela à população para adoptar medidas para evitar a propagação.
Numa nota publicada na sua página oficial nas redes sociais, a ULS da Cova da Beira deixa um apelo à população “para que tome medidas para reduzir os locais de criação de mosquitos, nomeadamente, que eliminem ou virem ao contrário pratos de vasos, baldes, garrafas ou outros recipientes que acumulem água”.
A cobertura de depósitos de água, como poços, tanques, cisternas, a troca da água de bebedouros e taças de animais pelo menos uma vez por semana e também a cobertura de piscinas são outras medidas de protecção recomendadas.
A ULS da Cova da Beira deixa também um apelo à tomada de medidas de proteção individual para as picadas do mosquito que passam, sobretudo, pela utilização de repelentes, uso de roupa comprida especialmente ao amanhecer e entardecer e utilização de redes mosquiteiras em janelas e portas.
Em caso de diagnóstico de doença transmitida por mosquitos é obrigatória a sua notificação atempada no sistema nacional de vigilância epidemiológica.