A equipa do Agrupamento de Escolas Frei Heitor Pinto (AEFHP), composta por cinco alunas e duas professoras do liceu, arrecadou quatro prémios na Roménia, no âmbito da quarta mobilidade do projeto Eramus+: “Europa dos Direitos Humanos”, desta vez sobre o tema da migração, etnias e discriminação.
Foi na cidade romena de Bucareste, na sequência do Projeto Erasmus+ sobre os Direitos Humanos, que cinco alunas da Escola Secundária Frei Heitor Pinto, “após um longo trabalho de discussão e redação em francês”, simularam a defesa, em Tribunal Europeu, de vítimas de casos reais de discriminação de migrantes.
Leonor Amorim, do 12º ano de escolaridade, interpretou o papel de advogada do Estado; Matilde Pereira, do 10º, fez de advogada do requerente; Lara e Bruna Fabião, ambas do 11º ano, foram as advogadas assistentes e Beatriz Gaudêncio, também do 11º ano, fez de repórter assistente das jornadas.
A representação das alunas covilhanenses mereceu quatro prémios neste projeto Erasmus+. A primeira distinção refere-se à “História Itinerante da Família Dragomir”, a história escrita, com literatura expressiva, dramatização e acompanhamento musical, sobre a jornada de uma família migrante.
O segundo prémio foi para a “Melhor Recordação dos Factos do Estado acusado”, escritos e orais, de Leonor Amorim. Já a aluna Matilde Pereira recebeu o Prémio Especial do Júri na categoria “Argumento”, pela expressividade oral e, no seu conjunto, a equipa angariou o “PhotoVoice”, o prémio de concurso fotográfico sobre a realidade cultural e social de Bucareste.
Quanto a Bruna Fabião, Lara Fabião e Beatriz Gaudêncio, as alunas receberam ainda certificados de participação pela “sagacidade, popularidade e trabalho jornalístico”.
Para a coordenadora do projeto, no Agrupamento de Escolas Frei Heitor Pinto, “é um orgulho” coordenar o programa quer “pela temática, quer pelos resultados alcançados, em trabalho de equipa”, sendo “gratificante sentir” que as cinco alunas seguiram “as orientações e cumpriram e, em alguns casos, superaram” as expectativas.
A quarta mobilidade do Projeto Erasmus+ sobre os Direitos Humanos, decorreu entre 15 e 21 de outubro, em Bucareste, na Roménia. Na iniciativa participaram equipas outras equipas europeias, nomeadamente de França, Itália, Bulgária e Roménia.