Após reconhecimento feito pelas próprias equipas de arbitragem, a Associação de Futebol de Castelo Branco (AFCB) entrega cartões brancos, com o objectivo de enaltecer condutas eticamente correctas, praticadas por atletas, dirigentes, treinadores e público, para promover o fair-play no distrito.
Desta feita, vários dirigentes da AF Castelo Branco, aproveitaram o passado fim de semana, para entregarem mais cinco Cartões Brancos, época 2023-24.
A saber:
Tânia Marques (massagista da AD Fundão), prestou auxílio a um jogador da equipa adversária, aquando de uma lesão, no decorrer do jogo frente ao SL Ág. Dominguizo B, a contar para o Torneio de Encerramento de Iniciados, em Futsal, no passado dia 21 de abril de 2024.
Equipa de Juniores “A” de Futsal da AD Fundão, no encontro com a ADEP, dia 15 de outubro de 2023, para a Taça AFCB do escalão, o conjunto visitado percebeu que apontou o 4º golo, com um atleta adversário no chão, e quando se reiniciou a partida, não disputou o esférico, permitindo assim, que a turma visitante marcasse um golo.
José Luís Campos (treinador do Benfica e Castelo Branco), recebeu o prémio, após ter entrado em campo, com o jogo interrompido, para consolar e levantar a moral de um jogador adversário, que chorava na altura. Tudo aconteceu durante a partida frente à ADEP, dia 03 de dezembro de 2023, a contar para o Torneio de Apuramento de Juvenis de Futebol.
Luís Paulino, atleta da ARB Boa Esperança, foi reconhecido pela sua atitude altruísta, fair-play e desportivismo, quando a 12 de novembro de 2023, no jogo com o SL Ág. Dominguizo, para o Torneio de Apuramento de Juniores em Futsal, marcou um golo com a mão (daria o empate na altura), e informou o árbitro que não validasse o tento apontado.
Por último, Júlia Barata (fisioterapeuta da ARC Bairro Valongo), no passado dia 21 de abril de 2024, no encontro frente ao CADE (Entroncamento), a contar para a Taça Nacional Feminina Sub 15, a agente desportiva albicastrense, entrou rapidamente em campo, para ajudar uma jogadora adversária, que tinha sido atingida no rosto com o esférico, tendo caído de imediato no relvado.
Até final da presente temporada a AF Castelo Branco, vai continuar a entregar troféus do Cartão Branco, nas próximas jornadas, nas diferentes competições distritais de futebol e futsal.