O documento foi apresentado pelo diretor técnico distrital da AF Castelo Branco, Francisco Pires. O responsável mostrou-se orgulhoso por integrar o projeto das Associações do Futuro, referindo que “para mim e para todo o futebol distrital, é um enorme orgulho o fato da AFCB ter sido pioneira na implementação deste projeto, que consideramos fundamental e decisivo, uma vez permite-nos implementar as nossas ideias, ao mesmo tempo que as podemos executar, tendo em linha de conta as prioridades que julgamos serem as mais importantes e eficazes”, referiu.
O presidente da AFCB, Manuel Candeias, realçou também que não será apenas a AFCB a beneficiar com o Plano Estratégico, mas também “as autarquias, o ensino básico, secundário e superior, os patrocinadores, os media e, principalmente, os clubes, mas também não podemos, da mesma maneira, esquecer, que sem eles, sem a sua colaboração, também este plano estratégico não será exequível.
Julgo ter conhecimento, ou melhor, a certeza, do empenho de todos e da sua vontade que ele se concretize. Tenho uma esperança muito confiante e desmedida, no sucesso deste projeto, até pelo apoio da FPF, nomeadamente com Fernando Gomes na presidência, garantindo que têm sido inúmeros e praticamente sucessivos, os programas de apoio às Associações Distritais e aos Clubes“. Afirmou.
Para Fernando Gomes, “ o número de Clubes Certificados na próxima temporada irá aumentar, uma vez que o esforço que tem sido feito, de forma sistemática nos últimos seis anos.Todos sabem e têm essa consciência que Portugal só pode ser um país de topo se apostar na formação e se tiver uma formação de qualidade e, por isso, nessa perspetiva, dentro daquilo que digo relativo ao nosso Processo de Certificação”, referiu.
Além da apresentação da AFCB, o Diretor José Couceiro resumiu igualmente o Plano Estratégico da FPF. O líder federativo mostrou a sua satisfação e deu os parabéns à AFCB. “Castelo Branco é um bom exemplo relativamente ao Plano Estratégico. Houve um envolvimento como tem de haver da própria FPF, obviamente este Plano tem também suporte dentro de programas que a Federação disponibilizou. Acima de tudo, felicito a AFCB pelo entusiasmo que dedicou a este processo e que estamos certo que nos vão ajudar a cumprir as metas que queremos para 2030”, salientou e destacou o papel das AF’s.Tal como o Presidente da AFCB sublinhou, Couceiro refere também que “o envolvimento de todos é fundamental para o sucesso do Plano Estratégico, daí termos decidido envolver as Associações, através do transporte do conhecimento para as próprias, aquilo que a Federação tem para as ajudar a desenvolver o seu Plano Estratégico. Entendemos que é essa a forma mais correta, não é dar só apoio, mas efetivamente colaborarmos com as mesmas para estabelecerem um Plano Estratégico delas próprias”, finalizou o DTN.
O líder da FPF destacou ainda a futura construção da Academia da AFCB, acreditando que a mesma “será uma realidade”, tal como já o é noutras Associações.“Estamos convencidos que a AFCB também será uma das Associações que abraçaram este projeto tão essencial ao nível das infra-estruturas para desenvolver a sua atividade”, concluiu Fernando Gomes a sua intervenção, dando assim por encerrada também a cerimónia, no auditório do IPDJ albicastrense.
ResponderEncaminhar |