O concelho de Idanha-a-Nova recebeu na noite desta sexta-feira a décima segunda edição da gala da Associação de Futebol de Castelo Branco, que serviu para reconhecer os agentes desportivos que se destacaram no distrito na última época desportiva.
O evento decorreu no recinto da Feira Raiana, organizado em parceria entre a AFCB e o município de Idanha-a-Nova, tendo sido apresentado por Miguel Malaca e Ana Catarina. Na sessão inaugural, o destaque foi para os discursos de Manuel Candeias (presidente da AFCB), Armindo Jacinto (presidente de Idanha-a-Nova) e Rui Manhoso (vice-presidente da FPF). Manuel Candeias destacou a importância do regresso desta gala que parabeniza e reconhece os melhores a cada época desportiva, três épocas depois da sua interrupção devido à pandemia, ressalvando a importância do trabalho em parceria e sinergia com várias entidades, nomeadamente os municípios, enquanto Armindo Jacinto falou em alguns dos destaques do concelho idanhense, convidando todos a conhecerem melhor Idanha-a-Nova e pedindo ajuda à AFCB para continuar a pressionar a vinda de mais seleções e estágios nacionais para o distrito, acreditando que o desporto pode ser um dos responsáveis pelo desenvolvimento turístico da região. O vice-presidente da FPF, Rui Manhoso, destacou o bom trabalho que a AFCB tem realizado nos últimos anos, nomeadamente na capacidade de atrair mais jovens para o futebol e para o futsal, depois de uma altura crítica em que o número de praticantes reduziu bastante. A sessão inaugural contou ainda com um pequeno apontamento musical da responsabilidade das Adufeiras de Idanha-a-Nova.
Estiveram presentes quase todas as associações de futebol do país, numa adesão praticamente recorde, com vários elementos presentes por parte da FPF, Liga Portugal (na figura do próprio presidente Pedro Proença), presidentes/vereadores de municípios e juntas de freguesia do distrito, representantes dos clubes (atletas, equipas técnicas, dirigentes etc.), comunicação social, árbitros etc.
Quanto aos premiados, para além da entrega das taças ainda em falta referentes à última temporada, conheça a lista de todos os distinguidos:
PRÉMIO MÉRITO DESPORTIVO – Neuza Nóbrega (NSCP Castelo Branco)
PRÉMIO MÉRITO DESPORTIVO – João Gomes e Guilherme Mourão (medalha de prata nos olímpicos de futebol adaptado)
PRÉMIO DEDICAÇÃO – José Salvado (ACD Ladoeiro)
PRÉMIO DEDICAÇÃO – Ricardo Machado (Bairro Boa Esperança)
PRÉMIO DEDICAÇÃO – José Luís Mendes (Seleções Nacionais de futsal)
PRÉMIO DEDICAÇÃO- Comunicação social envolvida como júri na gala (Rádio Cova da Beira, Reconquista, RACAB, Gazeta do Interior e Jornal do Fundão)
PRÉMIO PRESTÍGIO – António Ribeiro Cristóvão
MELHOR JOGADOR SÉNIOR FUTEBOL NACIONAL – Ronaldo Lumungo (BCB)
MELHOR JOGADOR SÉNIOR FUTEBOL DISTRITAL – Williams Júnior (Vit. Sernache)
MELHOR JOGADOR SÉNIOR FUTSAL NACIONAL – Bebé (AD Fundão)
MELHOR JOGADOR SÉNIOR FUTSAL DISTRITAL – Diogo Gregório (Ladoeiro B/CBIN)
MELHOR JOGADOR DE FORMAÇÃO FUTEBOL – Gustavo Bernardo (Proença-a-Nova)
MELHOR JOGADOR DE FORMAÇÃO FUTSAL – Martim Antunes (SLAD)
MELHOR JOGADORA SÉNIOR DE FUTEBOL – Carina Correia (AD Estação)
MELHOR JOGADORA FORMAÇÃO DE FUTEBOL – Filipa Maísa (ARC Valongo)
MELHOR JOGADORA SÉNIOR DE FUTSAL – Rute Ferreira (GD Valverde)
MELHOR JOGADORA FORMAÇÃO DE FUTSAL – Maria Martinez (SLAD)
MELHOR TREINADOR DE FUTEBOL SÉNIOR – Fernando Casquinha (Proença-a-Nova)
MELHOR TREINADOR DE FUTSAL SÉNIOR – Hugo Silveira (BBE)
MELHOR TREINADOR DE FUTEBOL FORMAÇÃO – Eduardo Maio (SC Covilhã)
MELHOR TREINADOR DE FUTSAL FORMAÇÃO – Paulo Pedroso (SLAD)
MELHOR DIRIGENTE – Rui Esteves (BBE)
A AFCB pretende recuperar estas galas anuais agora com este recomeço, não adiantando ainda qual será o município que receberá o evento no próximo ano, em princípio logo no final da temporada em junho, mas referindo estar já a trabalhar nesse sentido.