A Associação de Futebol de Castelo Branco (AFCB) realizou na passada sexta-feira, 24 de novembro, a cerimónia de entrega de Placas e Diplomas aos Clubes inseridos no Processo de Certificação de Entidades Formadoras da Federação Portuguesa de Futebol (FPF) na época 2022-2023.
O evento decorreu no auditório do Instituto do Desporto e da Juventude, em Castelo Branco e contou com a presença do presidente da FPF, Fernando Gomes, para além de diversos diretores federativos, autarquias e clubes do distrito, com destaque para José Couceiro, actual director técnico nacional FP Futebol.
Na sessão de abertura, o presidente da direção da AFCB, Manuel Candeias, começou por agradecer a todos os dirigentes e a quem, com ele, naturalmente, colaboraram. “Para a AFCB, é com grande orgulho que constatamos continuar no pódio nacional. É um lugar que ocupamos desde o início deste relativamente recente processo de certificação. A AFCB e os nossos clubes cedo se aperceberam da influência que este processo tinha para as suas organizações”, realçou. O responsável destacou ainda que o mais importante são as “vantagens capitalizadas quando atingidos os critérios que lhes permitiram chegar às duas, três ou quatro estrelas”.
Manuel Candeias sublinhou igualmente o papel da Comissão Nacional e Sub-Comissão Distrital, na qual “liderada pelo aqui presente Director da FPF, Dr. Júlio Vieira, (…) Estiveram sempre disponíveis em todas as fases do processo, para qualquer Clube, fosse ou não sua a responsabilidade de o acompanhar. Da mesma forma, agradecer também a todos os elementos da nossa competente equipa da Subcomissão pelo assíduo e acompanhamento que fez às entidades que lhes estavam adstritas”, afirmou, acrescentando que “aproveito também para uma vez mais apelar a todos os dirigentes que continuem a abraçar esta ideia de melhorarem os seus processos de certificação. É já um processo irreversível, determinante e um grande suporte para a qualidade da nossa atividade desportiva, neste caso do futebol, garantindo todo o apoio da Direção e Subcomissão da AFCB” Disse.
O presidente associativo rematou a sua intervenção, anunciando que “vamos apoiar os clubes com um equipamento administrativo para todos eles”. Nesta primeira fase, com uma fotocopiadora multifunções aqui exposta e que podem ser levantadas ainda hoje e levadas para as vossas instalações”. Concluiu Manuel Candeias.
No que diz respeito aos 24 clubes que receberam placas e diplomas 2022-23, apenas Sp. Covilhã (Futebol) e AD Fundão (Futsal), tiveram quatro estrelas. Os restantes, os quais, já divulgados aqui na RCB, em tempo oportuno, receberam certificados de três estrelas, duas estrelas e CBFF (Centro Básico de Futebol de Formação).
foto: AFCB