O evento teve a adesão de seis “equipas” de todo o distrito de Castelo Branco, numa manhã diferente e com muito desporto. A atividade – inserida nos 50 anos da APPACDM de Castelo Branco e organizada em parceria com a Associação de Futebol de Castelo Branco e Escola Superior de Educação – contou com cerca de 70 participantes de seis Instituições – APPACDM Castelo Branco, APPACDM Fundão, APPACDM Covilhã, APPACDM Sertã, Associação de Apoio à Criança de Castelo Branco e Bio Amoras de Proença-a-Nova.
As equipas jogaram todas entre si, com duas partes de quatro minutos, em sistema de unified – um elemento sem deficiência. Não houve resultados, mas sim, no final, todos receberam medalhas de participação.
Em nota informativa enviada à RCB, José Malta, diretor da AFCB para o Futsal, refere que este evento “para a Associação de Futebol de Castelo Branco, o importante é a inclusão, tal como o lema diz – Futebol e Futsal para todos. Estamos a dar mais um passo e é um pontapé de saída com este tipo de população – estes Encontros pararam devido ao Covid. Antes da pandemia, já fazíamos isto anualmente, convidando as Instituições e intercalando Futebol e Futsal. Este ano quisemos dar mais rigor e profissionalismo ao evento, acreditando que será o pontapé de saída para, no próximo ano, tentarmos já incluir Encontros Formais, entre dois-três por ano, com este tipo de população, que são muito importantes. A AFCB quer colocar todos a praticar Futebol ou Futsal”, ressalvou.
O representante da APPACDM Castelo Branco afirmou que “na APPACDM temos diversas modalidades – Natação, Ténis de Mesa, Judo, Futsal e Ginástica Rítmica – e trabalhamos sempre em parceria com clubes regulares. Em termos do Futsal, o que tentámos fazer com o João Gomes e o Guilherme Morão foi uma parceria com a Boa Esperança, para eles treinarem com a equipa de Iniciados, num contexto inclusivo, porque só assim é que na APPACDM olhamos para o Desporto. O Desporto em si pode e deve ser um veículo de inclusão”, explicou Pedro Pires, professor na Instituição albicastrense.
David Rodrigues, treinador-adjunto da Seleção Nacional de Futebol 7 Adaptado, esteve também presente no II Torneio Futsal Adaptado como técnico da Associação de Apoio à Criança de Castelo Branco e revelou ter “expectativas altas” para a competição internacional que se disputa de 17 a 25 de junho em Berlim, na Alemanha. “A Seleção pode ser considerada uma das melhores que tivemos até agora e a expectativa é bastante alta, até porque cada jogador foi selecionado a dedo e, de uma forma a dar oportunidade a todos, acho que merecem todo o carinho e todo o apoio durante este tempo. A expectativa é muito alta, mas além dos resultados, o que me interessa mesmo é o sorriso deles, as conquistas humanas e que, no fundo, se divirtam”, referiu. O responsável felicitou ainda os eleitos do distrito e ressalvou o trabalho feito durante todo o ano. “A convocatória destes dois jogadores surge com muito mérito da equipa que os treinou. É de salutar esse treino e eles estão de parabéns porque foram dois dos dez selecionados a nível nacional”, concluiu o técnico.
Em 2024, o III Torneio de Futsal Adaptado, deverá já ter um cariz competitivo.