Afonso Gomes foi reconduzido no cargo de Provedor do Estudante da Universidade da Beira Interior (UBI), para mais um mandato de dois anos, conforme previsto nos Estatutos da instituição.
Após a deliberação favorável do Conselho Geral da UBI, Afonso Gomes diz que é uma “honra em poder dar continuidade ao trabalho desenvolvido nos últimos dois anos, aprofundando o compromisso assumido com a comunidade académica, em particular com os estudantes, mas também em articulação permanente com os diferentes órgãos e estruturas da Universidade”.
Reafirmando a missão da Provedoria do Estudante como um espaço independente e acessível de escuta ativa, mediação e promoção dos direitos e deveres dos estudantes, Afonso Gomes destaca a intenção de “contribuir ativamente para a melhoria das condições de ensino, de participação e de bem-estar, construindo um ambiente académico mais justo, inclusivo e atento à dignidade de todas e todos, através das ferramentas estatutárias que dispõe a figura do Provedor do Estudante”.
Licenciado em Ciência Política e Relações Internacionais, Afonso Gomes tem desempenhado o cargo desde 2023. Este será o seu segundo e último mandato, de acordo com o limite estatutário previsto para as funções de Provedor do Estudante.
No seu percurso associativo e de participação cívica, presidiu à Associação Académica da Universidade da Beira Interior (AAUBI) entre 2018 e 2019 e representou os estudantes em diversos órgãos institucionais, nomeadamente no Conselho Geral da UBI, no Senado da Universidade e no Conselho Pedagógico da Faculdade de Artes e Letras. Foi ainda eleito, em sede de Encontro Nacional de Direções Associativas (ENDA), representante dos estudantes do ensino superior no Conselho Consultivo da Juventude e no Conselho Consultivo do Instituto Português do Desporto e Juventude, I.P. (IPDJ).