A companhia de teatro Ajidanha vai participar no InVaso Festival – Invaded by Culture, que decorre de 5 a 9 de setembro na Sardenha, em Itália.
O InVaso Festival tem a duração de cinco dias e engloba música e teatro protagonizados por grupos de Espanha, Marrocos, Portugal e Itália, num evento cultural que vai invadir a cidade de Muravera, no sul da Sardenha.
A Ajidanha apresentará o espectáculo “À Deriva” no dia 8 de setembro. Antes, no dia 7, o grupo de teatro de Idanha-a-Nova organiza um laboratório de experimentação destinado à comunidade em geral.
O workshop parte do contexto situacional de espaço e tempo da peça “À Deriva”, para a criação de propostas alternativas às construídas no espectáculo. É realizado como espaço de relação e aproximação ao objeto artístico, permitindo especular sobre outras soluções cénicas.
“À Deriva” consiste numa adaptação livre do texto teatral “Em Alto Mar” de Slawomir Mrozek, a partir do qual se criou uma dramaturgia própria.
A peça conta a história de dois homens e uma mulher perdidos em alto mar, após o que se julga ter sido uma catástrofe natural. O enredo gira em torno da maneira como estes três náufragos, circunscritos ao espaço de uma balsa (jangada) e ao mesmo tempo rodeados pela imensidão do mar, enfrentam o problema da fome.
É um espectáculo caracterizado pelo nonsense, pela comédia visual e física, e pela sátira implícita do sistema social e político que muitas vezes se revela absurdo e profundamente injusto.
Com uma dimensão internacional, o InVaso Festival acontece numa região com paisagens deslumbrantes, tradições e produtos locais reconhecidos em Itália e em todo o mundo.