Está de regresso à freguesia da Fatela, concelho do Fundão, o “verdadeiro ajuntamento de almas intrépidas, desalinhadas e combativas”. De 20 a 22 de setembro, a quarta edição da Fatela Sónica leva ao recinto do Anjo da Guarda cerca de 40 bandas e dj’s de nove países diferentes, num certame que alia o punk/rock às artes e ao cinema.
Organizada pela associação Vozes do Côa com o apoio do município do Fundão e da junta de freguesia da Fatela, a Fatela Sónica assume-se como uma festa “feita por músicos, para músicos e para os amantes da música e das artes”.
Trata-se de um evento “não lucrativo e não comercial”, sem cabeças de cartaz ou “estrelas”. O encontro de “almas intrépidas” conta com 33 bandas e 11 dj’s de vários países.
Portugal, Espanha, Irlanda, França, Servia, Itália, Equador, Suíça e México são os países que vão estar representados por nomes como os Mata-Ratos, Agressive Girls, Abolition, Brutal Siegers, Cariño Muerto, Sympos, Klasse Kriminal, entre muitos outros. Além da participação dos grupos de bombos do Telhado e da Fatela.
A arte junta-se à música com a exposição do trabalho gráfico de Daniel Alves, ilustrador e designer gráfico albicastrense, autor de inúmeras capas de discos e cartazes de concertos.
O cinema também vai fazer parte da Fatela Sónica, com sessões de cinema do Cineclube Gardunha no feminino, onde a música se vai misturar com a sétima arte.
Leia também: Cinema em setembro no Fundão
O recinto do Anjo da Guarda, na Fatela, acolhe ainda uma série de bancas de música, livros e merchandising; artesanato, massagens, sabonetes e cosmética; gastronomia “eclética”; e outras de carácter solidário.
A Associação albicastrense Animais de Ninguém vai estar na Fatela Sónica com o intuito de recolher alimentos e donativos para ajudar os animais de rua ao cuidado daquela instituição, bem como o grupo de bombos da Fatela, para a recolha de donativos com destino à aquisição e reparação de instrumentos.
A pulseira, que dá apenas acesso ao recinto dos concertos, tem um custo de 30€ para os primeiros dois dias de festival, uma vez que o último dia é gratuito. Dj’s, cinema e bancas vão estar no espaço exterior, sendo de acesso livre.
A organização refere ainda que a Fatela Sónica dispõe de um espaço para campismo gratuito e autocaravanas.