A Amato Lusitano – Associação de Desenvolvimento (ALAD) assinala este sábado, 25 de novembro, o Dia Internacional pela Eliminação da Violência contra as Mulheres, com a campanha “Morri de Amores Por Ti” na escadaria da Câmara Municipal de Castelo Branco.
Ao longo do dia vão estar expostos naquele local 22 pares de sapatos vermelhos, recordando “o caminho que deve continuar a ser feito em prol da defesa e segurança das mulheres”, explica a associação em comunicado.
Uma campanha da Amato Lusitano em articulação com o município através do Plano Municipal para a Igualdade e Não Discriminação, inspirada na instalação “Zapatos Rojos” da artista plástica e arquiteta mexicana Elina Chauvet que, após o assassinato da sua irmã às mãos do companheiro, tornou os sapatos vermelhos um símbolo de denúncia da violência perpetuada contra as mulheres e contra o femicídio.
Com esta ação pretende-se “sensibilizar cada albicastrense para o papel que toda a população tem na prevenção e combate à violência de género”.
Até ao terceiro trimestre de 2023 foram assassinadas 14 mulheres em contexto de violência doméstica em Portugal. Em 2022, foram registados 28 femicídios, dos quais 22 em relações de intimidade.