As Aldeias Históricas de Portugal são um dos seis destinos de todo o mundo reconhecidos pela Organização Mundial do Turismo (OMT). No mais recente estudo da instituição sobre turismo rural, o projeto português surge como exemplo de boas práticas no setor.
Depois de ter premiado Castelo Rodrigo e Castelo Novo como “Melhores Aldeias Turísticas” em 2021 e 2022, respetivamente, a Organização Mundial do Turismo volta a distinguir as Aldeias Históricas de Portugal.
No mais recente estudo da instituição “Turismo e Desenvolvimento Rural: Uma perspetiva Política”, a associação de desenvolvimento turístico é dada como exemplo de boas práticas, tendo sido a única iniciativa portuguesa distinguida, ao lado de projetos da Áustria, Vietname, Georgia, Líbano, Andorra e Malásia.
No documento, a Organização Mundial do Turismo descreve o percurso das Aldeias Históricas, destacando o “esforço para reforçar áreas como a comunicação, a animação turística e as relações com os agentes públicos e privados nas comunidades locais”, pode ler-se no estudo publicado em maio deste ano.
Para a Aldeias Históricas de Portugal este reconhecimento “demonstra mais uma vez o compromisso da Associação com a sustentabilidade”, refere a entidade em comunicado.