No dia da Cidade da Covilhã, 20 de outubro, domingo, a Alma Azul apresenta, às 15 horas, na sede da Cooperativa Coolabora, junto ao Jardim Público, a sua nova coleção de Poesia: “O Navio de Espelhos” com uma Conversa Aberta sobre a edição poesia.
A editora sediada em Alcains, Alma Azul, convida Jorge Pedro Ferreira, professor e ativista cultural, para uma Sessão Literária que, além da Conversa-Debate, onde todos os presentes podem participar, dinamiza também Leituras Partilhadas, revela a produtora de atividades culturais.
Uma Conversa-debate sobre a edição de poesia, o seu paradigma atual: como editar poetas como referência cultural e mantê-los disponíveis nas livrarias.
Mas também como viabilizar a edição de novos autores e como os divulgar num meio literário cada vez mais comercial. E com poucos Leitores.
A qualidade literária é relevante para o apoio municipal aos autores ou este rege-se por outros parâmetros?
Será a poesia uma arte inútil e totalmente descartável no tempo de competitividade e de alienação cultural em que vivemos?
De acordo com a Alma Azul, estes e outros temas que merecem “uma abordagem séria e frontal” sobre a poesia e os seus autores em destaque numa conversa aberta com os leitores.
A editora anuncia que a iniciativa “Conversas Abertas com os Leitores” estarão em destaque no ano de 2025, numa abordagem crítica do trabalho desenvolvido pela produtora de atividades literárias, com sede em Alcains, desde 1999.
A iniciativa na Covilhã, no dia 20 de outubro, conta com o apoio da Cooperativa Coolabora.