A Alma Azul apresenta o novo livro da sua coleção “Em Nome da Beira” no próximo domingo, dia 9 de fevereiro, às 15 horas, na Biblioteca da Fundação Manuel Cargaleiro, em Castelo Branco.
De acordo com a editora , sediada em Alcains (Castelo Branco), “Vicente Sanches – Um Género Sui Generis”, é uma obra que revela o trabalho de mestrado de Rodrigo Cruz Silva, sobre “O Teatro de Aforismos” de um dos nomes mais relevantes da dramaturgia em Portugal: Vicente Sanches.
Divido em quatro partes: “Quem é Vicente Sanches”; “Uma Proibição Teatral”; “As Caretas de Uma Atitude Moderna”; e “Deus e Sanches”, para a Alma Azul, o livro tem especial interesse para os que conhecem a obra e a personalidade singular de Vicente Sanches; mas também para todos os atores e leitores para quem a obra do autor que, atualmente, não autoriza a encenação das suas peças, é uma figura importante do teatro em português.
Para os seus alunos de Filosofia, os que frequentaram a Escola Secundária Nuno Álvares, em Castelo Branco, uma oportunidade de conhecer melhor o trabalho criativo do seu professor.
O autor, Rodrigo Cruz, nasceu em Castelo Branco, no ano de 1999. Estudou Direito e Filosofia e formou-se no mestrado do Programa em Teoria da Literatura, na Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa. Foi editor da revista “Quadrante”, colaborou na secção cultural da revista “Visão”, na equipa de comunicação da Direção-Geral das Artes; e participou nos Encontros de Cinema no Fundão, em 2024.
Tem publicados artigos de literatura e cinema nas revistas “Forma de Vida”, “Colóquio /Letras” e “Brotéria”. Produziu e realizou a curta-metragem “O Céu em Volta”, filmada na Beira Baixa.
A coleção “Em Nome da Beira” acolhe autores, personalidades e temas relevantes da Região Centro, especialmente da Beira Baixa, criando suportes de conhecimento da história cultural da região, numa aposta no desenvolvimento regional através da cultura e das artes, refere a editora.
A Alma Azul anuncia que novos livros estão em fase de produção, nomeadamente um dedicado a Francisco Tavares de Proença Júnior e outro a Manuel Cargaleiro, entre outros em projeto.
A apresentação do livro “Vicente Sanches – Um Género Sui Generis” conta com o apoio da Fundação Manuel Cargaleiro.