A produtora de atividades culturais Alma Azul, sediada em Alcains (Castelo Branco), comemora no próximo mês de setembro, um quarto de século de existência. Para assinalar a data, a editora realiza projetos literários em diferentes localidades de Portugal.
Para comemorar as “bodas de prata”, a Alma Azul promove e participa em vários eventos ao longo do mês setembro..
No dia 1, domingo, a Alma Azul apresenta nas Palavras Andarilhas, em Beja, uma Leitura encenada de “A Torre dos Namorados”, a partir do texto de Maria Antonieta Garcia, publicado no livro “Lendas da Beira”, edição Alma Azul de Fevereiro de 2003.
A Feira do Livro do Porto, que decorre até dia 8 de setembro, recebe a Alma Azul e o resultado das várias sessões literárias, realizadas no ano de 2023, dedicadas ao poeta já centenário de Póvoa de Atalaia: “Eugénio de Andrade – Da Beira Baixa ao Porto”, publicação de 2024.
Será às 16 horas, do dia 6, sexta-feira; e a apresentação do livro adotará o formato de uma Conversa Aberta, de celebração da poesia, entre a autora e Orfeu Bertolami, físico teórico, professor catedrático na Universidade do Porto, autor do livro de poesia “Instituto de Felicidade Teórica”, que a Alma Azul editou em Julho de 2002.
No dia 7, sábado, a celebração da poesia e do aniversário Alma Azul realiza-se em Coimbra, às 15 horas, no Centro Cultural Penedo da Saudade, espaço do Instituto Politécnico de Coimbra, com a apresentação da coleção “O Navio de Espelhos”, e do seu primeiro livro Clepsydra, de Camilo Pessanha.
Recorde-se que Camilo Pessanha nasceu na cidade de Coimbra no dia 7 de setembro de 1867.
Nos dias 13, 14 e 15 de setembro a Alma Azul muda-se para Alpedrinha para participar com livros e animação literária no Festival da Transumância “Os Chocalhos 2024”.
A Romaria do Anjo da Guarda e uma Oficina sobre a presença de Maria Gabriela Llansol na vila de Alpedrinha, em casa dos avós paternos, serão temas a desenvolver pela Alma Azul nos “Chocalhos 2024”.
O mês de setembro terá o seu momento alto na Casa Fernando Pessoa, em Lisboa, no dia 27, sexta-feira, às 18.30 horas, com um Encontro de Autores Alma Azul com Autores que receberam o Prémio Ciranda; e na companhia de Leitores e parceiros bibliotecários “que são o grande património imaterial da editora e produtora de atividades literárias que entre Coimbra e Alcains, desde o dia 27 de setembro de 1999, dinamiza ações de promoção da Leitura”, refere a produtora.
A celebração da Poesia de José Alberto Oliveira, nascido em Souto da Casa, concelho do Fundão; e a homenagem ao trabalho dos editores de poesia já desaparecidos: Manuel Hermínio Monteiro (Assírio & Alvim) e André Jorge (Cotovia) serão os temas do Encontro que marcará a Fronteira entre o quarto de século da Alma Azul e o início do seu 26.º ano de trabalho, anuncia a editora.